Renascendo

Renascendo
Ilustração de como me senti quando renasci.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Páscoa ou Easter??

PÁSCOA = PASSAGEM
“Páscoa” é um nome próprio. No máximo, pode ser alterado para a pronunciação, mas porque mudar pra “Easter” en não manter o nome oficial, Bíblico?
E porque essa coisa de dar ovos pintados e coelhos por tudo quanter canto??
Vou lhe esplicar. Porém já aviso: quem entra no meu blog SABE que tudo que escrevo é baseado em Jesus. Então já podem imaginar que o tema “Páscoa” obviamente também será! :)

- deusa Eostre
Antes de Jesus chegar, Deus havia se calado a 400 anos. Durante este tempo, os que falavam sobre Ele, eram cada vez menos e menos.
Como todo ser humano, sempre procuramos alguma ‘força além’; além da nossa própria. E como Deus havia se calado, levantamos outros deuses pra nos ‘fortalecer’.
Os gregos levantaram uma deusa chamada “Eostre”. Ela representava apassagem da estação do ano “Inverno” pra “Primavera”, pois era nesta época que as belezas da natureza se brotavam e o mundo ficava mais bonito, colorido e cheio de vida. Ela representava a fertlidade.

- Ovos e lebres
Tabém, interessante essa deusa, mas o que ela tem haver com ovos e lebres??
Bem, conforme a mitologia anglo-saxã, ela era muito linda e amável. As crianças adoravam ela e sempre estavam ao redor dela. Até que um dia, sentada num bosque com as crianças, um pássaro pousou na mão dela. Como ela era uma deusa (fazia magías) e gostava de fazer as crianças felizes, ela tornou o pássaro num lebre, o qual era o animal predileto das crianças. Porém, após o pássaro virar lebre, ele ficou triste, pois não podia mais voar. Assim Eostre tentou refazer a magía, mas não conseguiu. Ela decidiu esperar passar o ano, pois na Primavera os poderes dela eram fortalcidos.
Na passagem do Inverno pra Primavera, as forças dela se fortaleciam e ela refez a magía, assim transformando o lebre temporariamente num pássaro novamente. Ela voôu o que podia e todas as crianças ficaram felizes. Por gratidão do pássaro, ele deixou vários ovos pra deusa Eostre e as crianças.
Quando voltou a ser lebre, pegou os ovos e pintou e saiu destribuindo para as crianças. E assim todos ficaram felizes.
E como um ovo simboliza o início de tudo (quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?) e o lebre simboliza fertilidade, viraram símbolos para a deusa.

- Comemoração e culto a essa deusa
Na época, a Páscoa era então comemorada em torno dela. Comemorava-se a passagem de estação de ano.
Durante a festa, todos decoravam ovos e destribuim uns aos outros e eram praticados vários atos ilícitos, como orgías, como comemoração da fertilidade!

- Por que “Easter” e não “Pascoa”?
O que parece mais com 'Eostre': 'Easter' ou 'Páscoa'?
Existem outros detalhes para esta história, quais eu prefiro mensionar aqui, pois já foram motivos de guerras e até hoje causam intrigas se iniciar uma discussão sobre.

- A verdadeira Páscoa
Quem tiver uma Bíblia abra em Êxodo 12:1-11.Quem não tiver Bíblia, clique aqui para a Bíblia Online.

Um blog é para ser opinado/comentado!
Vários entram aqui, leiam, e saiam. Gostaria que opinassem, sempre, principalmente sobre este assunto.
Eu mesma tenho minhas opiniões, e aqui estão:
  1. deuses. De onde tiraram a idéia que ela e vários simbolisam algo?? Ou que aparentam o que aparentam? Ou aconteceu o que aconteceu? Quem diz? Quem viu? Ninguém. O próprio nome diz: SIMBOLISMO. Não tem motivo, nem argumento, é simplesmente algo que inventaram.
  2.  por que procuramos alguma ‘força além’ como várias crenças, e ao mesmo tempo chamaos “MEU DEUS!”?? Se pedimos ajuda a Deus, então conta com Ele e somente Ele! É igual eu pedir ajuda á alguém e logo depois pedir pra outra pessoa. Só faltaria eu literalmente dizer á pessoa “sua ajuda não é suficiente”.
  3. como uma deusa que faz magías não consegue refazer sua própria magía?? Que deusa poderosa é essa? Quer dizer que as crianças que ela tanto amava ficaram tristes por 1 ano inteiro porque ela quiz impressionar??
    Quer dizer também que a ‘bondade’ dela tirou o livre-arbítrio de um animal, também para poder impressionar??
    E quando finalmente conseguiu refazer a magía, foi temporariamente!
    Que deusa hein..
  4. como um lebre vai pintar ovos???
  5. sou mais comer ovo do que pintar!
  6. será que as crianças estavam presentes ao lado da deusa na hora da festa, onde eram praticados vários atos ilícitos??
Então entendam, quando destribuímos ovos pintados, de chocolate ou seja como for, estamos dando continuidade a esse culto pagão, onde é completamente abolido o verdadeiro sentido da Páscoa.

Vamos comemorar uma passagem da morte para a vida. Para uma vida nova!
A única hora que comemoramos uma morte, é a morte da morte!

dados e informações obtidas através da Wikipedia