Renascendo

Renascendo
Ilustração de como me senti quando renasci.

sexta-feira, 23 de março de 2012

A Voz que Ouvimos

Sempre temos aquelas 'vozes' falando conosco. Parece as vezes uma guerra interna. Alguns descrevem como o 'diabinho e o anjinho discutindo'.






Não deixa de ser verdade, pois uma voz é da transgressão e a outra da sabedoria.

Voz da transgressão:

A transgressão fala ao ímpio no íntimo do seu coração; não há temor de Deus perante os seus olhos. Porque em seus próprios olhos se lisonjeia, cuidando que a sua iniquidade não será descoberta e detestada. (Salmo 36:1-2)
Voz da sabedoria:
A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz; nos lugares altos, junto ao caminho nos cruzamentos ela se coloca; ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz: "A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz. Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso. Ouçam, pois tenho coisas importantes para dizer; os meus lábios falarão do que é certo. Minha boca fala a verdade, pois a maldade causa repulsa aos meus lábios. Todas as minhas palavras são justas; nenhuma delas é distorcida ou perversa. (Provérbios 8:1-8)

O ímpio ouve a voz da transgressão e o sábio da sabedoria. Veja:
"Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom sensoTemer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso. Meu é o conselho sensato; a mim pertencem o entendimento e o poder(Provérbios 8:12-14)
Em Salmos, o rei Davi fala mais a respeito:
Há no meu íntimo um oráculo a respeito da maldade do ímpio: Aos seus olhos é inútil temer a Deus. Ele se acha tão importante, que não percebe nem rejeita o seu pecado. As palavras da sua boca são maldosas e traiçoeiras; abandonou o bom senso e não quer fazer o bem. Até na sua cama planeja maldade; nada há de bom no caminho a que se entregou, e ele nunca rejeita o mal. (Salmo 36:1-4)
Em Pv. 8:12, diz que o conhecimento da sabedoria vem do bom senso. O 'bom senso' é Deus, pois a sabedoria foi criada por Deus (Pv. 8:22).
Em Sl. 36:3, Davi escreve que o ímpio abandonou o 'bom senso'; querendo dizer que o ímpio abandonou a Deus!

Em
Pv. 8:13, a sabedoria diz que 'temer o Senhor é odiar o mal'.
Em Sl. 36:1, fala que aos olhos do ímpio é inútil temer a Deus.

Em
Pv. 8:13, diz que a sabedoria odeia o falar perverso.
Em Sl. 36:3, diz que as palavras da boca do ímpio são maldosas e traiçoeiras.

Em
Pv. 8:13, diz que a sabedoria odeia o mau comportamento.
Em Sl. 36:3, diz que o ímpio não quer fazer o bem; em Sl. 36:2 diz que o ímpio não rejeita o pecado de Deus; em Sl. 36:4, diz até que o ímpio já planeja maldade na cama dele!


Quantas vezes nós encontramos algo semelhante ao 'mal' em Sl. 36:1-4? Vamos contar:
maldade do ímpio
- não rejeita o pecado
- palavras são maldosas
- não quer fazer o bem
- planeja a maldade
nada há de bom no caminho que se entregou
- nunca rejeita o mal


Você já conseguiu distinguir quem é 'a sabedoria'?

Repare:
O Senhor me criou, como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra. (Provérbios 8:22-23)
e
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. (João 1:1-2)
Em João fala-se sobre 'o Verbo'. Este 'Verbo' é Jesus. Ele estava com Deus igual 'a sabedoria' estava ao lado de Deus enquanto a terra era criada. Veja:
Quando ele estabeleceu os céus, lá estava eu; quando traçou o horizonte sobre a superfície do abismo, quando colocou as nuvens em cima e estabeleceu as fontes do abismo, quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra, eu estava ao seu lado, e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença. (Provérbios 8:27-30)
Em Pv. 8:30, diz que a sabedoria era o arquiteto de Deus, e em João se confirma que 'a sabedoria' é Jesus. Veja:
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. (João 1:3)
Aqui, 'ele' se refere ao Verbo.
Todas as coisas foram feitas através do Verbo.
O Verbo é o arquiteto.
O arquiteto é a sabedoria.

Quer mais? Então aqui vem:

Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida, e recebe o favor do Senhor. (Provérbios 8:35)
e
Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:4-5)
Quem encontra a sabedoria encontra a vida.
No Verbo estava a vida.
A sabedoria é o Verbo.
Jesus é a vida:
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (João 14:6)
Da boca da sabedoria só sai a verdade (Pv. 8:7).
O Senhor criou a sabedoria como o princípio de seu caminho (Pv. 8:22).

Continuo com facilidade:

Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:12)
Em Jo. 1:4-5 acabamos de ler que no Verbo está a vida, e que ele era a luz dos homens; que ele brilha nas trevas.
Em Jo. 8:12, Jesus mesmo diz que Ele é a luz do mundo e que quem o seguir jamais andará em trevas e terá a luz da vida.


Fechando com a chave de ouro:
Em Jo. 1:5, diz que as trevas não derrotaram (passado!) a luz.

Então,
A espada afiada de dois gumes, que saía da boca do 'alguém semelhante a um filho de homem' são as palavras deste 'semelhante' (Ap. 1:16).
O mesmo 'semelhante' que se encontra em Dn. 7:13.
O mesmo que tinha a face como o sol quando brilha em todo seu fulgor (Ap. 1:16). O sol que brilha é a luz do mundo.
A luz do mundo é Jesus (Jo. 8:12).
O 'semelhante' é Jesus.
Da boca de Jesus saia a espada de dois gumes (Ap. 1:16).
Da boca de Jesus saia sabedoria.
Antes de Jesus se fazer carne, Ele era o Verbo (Jo. 1:14).
Em Ap. 1:18, diz que 'o semelhante' (= Jesus) tem as chaves da morte e do Hades (= sepulcro; inferno; morte; profundezas; trevas).
As trevas não derrotaram o Verbo (Jo. 1:5).

Resumindo:
Jesus venceu a morte em Ap. 1:18.
Jesus é o Verbo em Jo. 1.
Jesus é a sabedoria de Pv. 8.


São duas vozes: a voz da transgressão e a voz da sabedoria.
Decidimos ouvir uma e rejeitar a outra.

o ímpio é:

- insensato
- desonesto
- injusto
- arrogante
- perverso
- mau
Ele ouve a voz do diabo (a voz da transgressão) e a segue


o sábio é:
- sensato
- justo
- honesto
- bom
Ele ouve a voz de Jesus (a voz da sabedoria) e a segue.

Escolhe bem a voz que você ouvirá.
Escolhe bem o que você será: o ímpio ou o sábio?


Não é possível encontrar a sabedoria sem que a ame e a procure! Veja:
Amo os que me amam, e quem me procura me encontra. (Provérbios 8:17)
E quem o encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor (Pv. 8:35).

O que é 'o favor do Senhor'?

Em Jo. 14:15-23, Jesus diz que se você amá-lo, também obedecerá aos Seus mandamentos, e Ele pedirá (= favor) ao Pai, quem nos dará outro Conselheiro, o Espírito da Verdade. Viveremos no Pai e Ele em nós. Teremos vida eterna.
Esta é a promessa.
Este é o favor do Senhor.


Não se deixe enganar, pois a sua decisão terá implicações eternas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário