E foi ótimo, pois hoje de manhã durante a leitura, o Senhor abriu meus olhos mais ainda para ver mais maravilhas ainda!
Ontem eu escrevi sobre Ezequias, que havia quase morrido, mas após ter se humilhado perante Deus, ele foi ouvido e Deus não somente livrou Ezequias da morte, como também acrescentou 15 anos de vida (2Reis 20:1-6)!
Hoje, o Senhor me confirmou o que escrevi ontem.
Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele. Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo; obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés. (2Reis 18:5-6)Ezequias fez tudo o que o Senhor aprova (2Reis 18:3).
O que os versículos de cima mostram ser a definição de 'fazer tudo o que o Senhor aprova'?
- se apegou ao Senhor = se juntou/colou/segurou/agarrou ao Senhor
- não deixou de segui-lo = foi fiel
- obedeceu = foi submisso ás vontades do Senhor; deixou-se conduzir pelo o Senhor
Ezequias foi o exemplo de um servo fiel de Deus, após seu predecessor Daví.
Depois de Ezequias, infelizmente houveram reis que fizeram o que o Senhor reprova.
E assim se passaram os anos de reinado.
Até que Josias nasceu.
Até que Josias nasceu.
Ele fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi, seu predecessor, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda. (2Reis 22:2)
Josias foi após Daví e Ezequias, o terceiro exemplo de um verdadeiro servo do Senhor:
Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as suas forças, de acordo com toda a Lei de Moisés. (2Reis 23:25)
Os reis que reinaram antes de Ezequias já tinham conhecimento das leis do Senhor dadas a Moisés, mas decidiram não seguir. Ezequias foi fiel, e seguiu-as.
Josias não tinha conhecimento sobre as leis, e quando as descobriu, se arrependeu, e se voltou ao Senhor.
Agora, preste atenção quantas vezes a palavra 'todo(a)' aparece dentro de 1 versículo!
Creio eu, que com isto, Deus quer nos falar que para Ele nos ouvir, temos que dar nosso tudo. Um pouco não basta. Assim Ele nos ouvirá, como ouviu Moisés, Daví, Ezequias e agora Josias:
Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante do Senhor ao ouvir o que falei contra este lugar e contra os seus habitantes, que seriam arrasados e amaldiçoados, e porque você rasgou as vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi', declara o Senhor. (2Reis 22:19)
Novamente, Deus nos faz claro como conquistar sua misericórdia.
- seu coração se abriu = entendeu de verdade e honestidade as leis do Senhor
- se humilhou = foi submisso ao Senhor
- rasgou as vestes = se arrependeu
- chorou = arrependimento profundo
Deus o ouviu, e assim foi livrado de ver toda a desgraça que o Senhor iria trazer sobre Jerusalém e foi sepultado em paz (2Reis 22:20).
Quando somos fieis, Deus nos livra.
Já falei sobre isto no post anterior referindo-me a Ezequias, porém neste versículo (2Reis 22:20), Deus nos mostra uma outra forma de livramento: não presenciar desgraças e ser sepultado em paz.
Já falei sobre isto no post anterior referindo-me a Ezequias, porém neste versículo (2Reis 22:20), Deus nos mostra uma outra forma de livramento: não presenciar desgraças e ser sepultado em paz.
As vezes durante nossa vida, não temos muita opção sobre o que passamos, mas temos a opção de como a passamos.
Quero animar vocês para que quando estivermos numa situação que parece não ter saída ou solução, lembrarmos que o único que ainda pode revirar tudo é nosso Deus.
Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. (Salmo 46:1-3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário