Renascendo

Renascendo
Ilustração de como me senti quando renasci.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

"Mamãe, eu ama te muito"

Qual é a frase que uma mãe mais derrete ao ouvir saindo da boca do seu filho?
Seria "mamãe"?
Ou talvez o primeiro "dá", 'tá" ou "gá"?
Eu sei que literalmente babei de tão grande que meu sorriso ficou na manhã da 4a passada. 


Foi assim
O Dudu já havia saído para trabalhar por volta dás 5:30 da manhã e eu estava vestindo o Raphinha para levá-lo ao colégio e depois seguir direto para meu trabalho. O dia a dia comum (graças a Deus!!). Em quanto eu colocava a meia do Raphinha, ele me abraçou do nada e falou: - Aaaaaai mamãããããe......."Vocês já podem imaginar que eu assumi que ele fosse falar algo do tipo "to com soooooooooooooono" não é?Bem, caí com a cara no chão! Quando perguntei á ele "o que foi?" ele simplesmente olhou no fundo dos meus olhos e disse:- Eu... eu... éééé... eu ama te muuuuito"Não sei quanto tempo eu fiquei sorrindo, mas creio que se desse para me ver pela a janela, pareceria um 'pausa' no tempo.Ainda perguntei:- É??? Você ama a mamãe?? É isso??E ele respondeu com um sorriso envergonhado:- éééé...
Contei no trabalho, na igreja, deu até vontade de andar com uma plaquinha colada na testa dizendo: "meu filho falou que me ama hoje!" :)


"mamãe" VS "te amo"
- mamãe
Quando o Raphinha falou "mamãe", é claro que eu fiquei feliz, mas não tanto quanto ouvi "te amo". Pois: a criança não sabe o que realmente significa 'mamãe', somente repara que a mãe dele reage cada vez que ele verbaliza isso. Assim, tornando-se uma palavra útil para ser usada para facilitar a comunicação com a mãe dele.
- te amo
Quando uma criança fala isso, pode ter certeza que vem do coração. Que não há interesses a mais do que simplesmente expressar seu amor.


Te desafio!
Tem me chamado a atenção que o Raphinha mudou muito desde que eu mudei com ele.
Comecei a tratar ele como homenzinho. Ele já tem a idade para pensar, é só dar oportunidade para ele. Infelizmente, muitas mães (e pais) não dão essa chance para seus filhos.
Eu desafio todos os pais a serem mais pacientes com seus filhos!
Tenta tratar eles como você trata um adulto:
- não sai mandando as coisas e não dando oportunidade deles falarem
- demonstra que você ainda dá a palavra final, mas que ele tem a chance de se expressar. As vezes que eu não deixava o Raphinha falar (por pressa, impaciência, ou qualquer motivo), eu depois notava que ele até ia falar algo útil! Ou até algo que nem tinha haver com o que nós estávamos falando.
Logicamente ele fala bem mais devagar e enrolado do que um adulto, mas ainda fala como ser humano! Mas tenha paciência. Vale a pena. Você vai ver ;)


Como diz a palavra do Senhor:
Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. (Colossenses 3:21)
Como também: 
Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. (Provérbios 23:13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário