Quinta feira, 17 de Março de 2011, o meu amor Eduardo (mais conhecido como Dudu) estava no Brasil já por uns 2 meses; e eu aqui, aguardando o retorno dele para podermos iniciar o processo do nosso casamento.
Neste dia, nos falamos como todas as noites umas 2 horas no telefone; com assunto principal “Deus”.
Ele havia dado uma palestra na igreja dele do Brasil na noite anterior; com o tema: ‘Não Temes’.
Obviamente fiquei curiosa e pedi para que ele me contasse um pouco sobre. Acabei recebendo uma ‘palestra particular’! Achei tão linda que fiz anotações como em qualquer palestra ou aula! Pesquisei mais sobre assuntos que não era muito familiar ainda. Acabei ficando mais atraída ao assunto, mas só hoje, que pensei em passar para meu blog e compartilhar com todos! Bem, melhor tarde do que nunca!
NÃO TEMAS
Velho Testamento
- Relacionamento de Deus com Abraão:Abraão tinha um relacionamento direto e íntimo com Deus; buscando o Senhor através de orações e sendo fiel á suas ordens. Por isso ele ouvia Deus falando nitidamente.
Abraão era um ser humano que carregava junto da sua fé também o ‘medo’; esta sensação foi gerada no início de tudo, onde Adão e Eva optaram para desobedecer à Deus, onde abriram os olhos e conheceram o pecado.
Porém, Abraão sendo um servo fiel de Deus, ele foi fortalecido por Deus pelas palavras: “Não temas”.
- 1a promessa de Deus foi para Abraão:
“Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. (Gênesis 12:2,3)
- Abraão fica preocupado, pois já estava velho e ainda não tinha tido 1 filho, porém, Deus acalma Abraão:
Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!” (Gênesis 15:1)
- Abraão demonstra impaciência para esperar a promessa de Deus (fazer de Abraão um grande povo):
Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?” E acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro!” (Gênesis 15:2,3)
- 2a promessa de Deus para Abraão:
Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”. Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.(Gênesis 15:4)
- Abraão demonstra sua fé:
Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça. (Gênesis 15:6)
- fortalecimento de Abraãonas horas do ‘medo’, ele se fortalecia através do seu contato íntimo com Deus. Havia palavras de conforto vindo de Deus direcionadas diretamente à Abraão.
DEUS = SEGURANÇA
Novo Testamento
- Relacionamento de Jesus com seus discípulos:O relacionamento de Jesus com seus discípulos era o mesmo de Deus com Abraão: íntimo. Eles eram fieis buscando sempre a presença de Deus através de orações e obedecendo as leis que Deus havia enviado através de Jesus.
Os discípulos também carregavam igual á Abraão a sensação de ‘medo’. Porém, na hora do medo durante a tempestade, Jesus acalma eles, parando a tempestade e dizendo “Por que vocês estão com medo, homens de pequena fé?”. O qual seria comparável com as palavras de Deus para Abraão: “Não temas”.
- Jesus acalma a tempestade:
Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer!” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo. “Onde está a sua fé?, perguntou ele aos seus discípulos. (Lucas 8:22-25)
- fortalecimento dos discípulos (ou seguidores) de Jesusse fortaleciam através do seu contato direto com Jesus; palavras de Deus eram direcionadas diretamente à eles em nome de Jesus.
JESUS = SEGURANÇA
Mas aí vem… E HOJE EM DIA???
Devemos manter nosso relacionamento com Deus hoje como foi antes e durante a presença física de Cristo: íntimo; seja na rua, em casa, no trabalho, fazendo compras; de qualquer forma, sempre orando, lendo a Palavra (a Bíblia) e procurando à Ele em qualquer momento (bom ou ruim).
O nosso relacionamento com a Bíblia, demonstra o nosso relacionamento com Deus. Os momentos, lugares e quantidade que honramos à Deus, é quando mostramos à Deus o quanto nós realmente amamos Ele.
SEGURANÇA DE HOJE (em 2 passos):
1) fortalece-se no Senhor:
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. (Efésios 6:10)
Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13)
2) revista-se com a armadura de Deus:
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo (Efésios 6:11)
A armadura de Deus
- cinto da verdade
Deus é a verdade; é a base; sem Ela a armadura se desmancha.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça (Efésios 6:14)
- couraça da justiça
Seu coração precisa ser justo; somente praticando justiças, a qual está revelada no evangelho
Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17)
couraça da justiça (Efésios 6:14)
- calçados com a prontidão do evangelho da paz
Quando convertido pelo evangelho da paz, o inimigo toma-se aliado. Quanto mais estarmos aliados, menos inimigos, mais fácil de vencer a batalha!
e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. (Efésios 6:15)
- escudo da fé
A fé do cristão é o essencial para iniciar uma jornada cristã. Não é possível buscar a proteção de Deus, sem crer que Jesus é o nosso Senhor, nosso salvador.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. (Efésios 6:16)
- capacete da salvação
O capacete é a proteção para a cabeça; já na armadura de Deus, o capacete da salvação, é a proteção da mente. Nossa mente gera pensamentos, quais geram vontades, quais geram pecados, qual gera a morte espiritual.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6:17)
- espada do espírito
Na hora do ataque, atacamos o mal com a espada. A espada para o cristão, é a palavra de Deus (a Bíblia). Devemos sempre focar em verbalizar palavras de Deus e não do mundo. Memorizar versículos Bíblicos é uma ótima opção, pois o Espírito Santo nos ajudará a lembrar do versículo correto na hora certa.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6:17)
♥ Jamais podemos esquecer que é uma batalha contínua, qual só acaba no céu.
Por isso nunca podemos tirar essa armadura. Precisamos dormir com ela, banhar com ela, trabalhar com ela, viver com ela. É ela que nos manterá vivos na terra, e trará vida eterna nos céus. ♥
Boa batalha.