Renascendo

Renascendo
Ilustração de como me senti quando renasci.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Educando meu filho (introdução)

Hoje acordei já com vontade de escrever, mas não tinha ainda motivação sobre o assunto.
Até que eu coloquei meu filho na cama para dormir mais um pouco antes de ir ao colégio. Houve um diálogo onde eu senti uma sensação para a qual não consigo achar uma palavra que descreva bem suficiente. Mas vamos dizer que foi ‘constrangedora’.
O diálogo foi assim:
RAPHAEL:  eu ainda to com soooono…
EU:  tá bem amor, pode deitar mais um pouquinho, mas depois a mamãe tem que te acordar pra ir ao colégio.
RAPHAEL:  mas você vai voltaaaar?
EU:  pra te buscar no colégio?
RAPHAEL:  éééé
EU:  claro que vou!
E ao sair do quarto eu falei em voz alta: “Se Deus quiser, claro.”
Esta pergunta ele me faz TODOS os dias quando deixo ele no colégio. SEM EXCEPÇÃO!! E toda vez eu respondo a mesma coisa: “sim, vou voltar.”.
Um dia eu tentei explicar a ele que eu vou querer voltar, mas só vou voltar mesmo se o ‘Papai do céu’ quiser.
Obviamente foi um pouco complicado pra ele entender, então senti que era um pouco cedo demais para falar sobre isso. Porém, no fundo do meu coração, eu seique deveria falar sobre, pois é algo de grande importância na vida de um Cristão.
Talvez eu não soube verbalizar corretamente… não sei. Vou ver se há oportunidade de conversar com mães da minha igreja Vida Plena sobre esse assunto hoje a noite.
Pode deixar que vou postar o resultado da conversa!
Se Deus quiser….
“Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Efésios 5:17) 
Difícil para nós adultos. Mas quando temos plena fé que Deus tem o melhor para nós, converte o difícil para fácil. Não sentimos angústia, medo, receio, enfins… Rendemos nossas vidas a Ele, e cremos que Ele fará o resto. Porém, um ‘entre aspas’ rapidinho: não podemos esquecer que não é entregar sua vida e continuar no mundo; e sim entregar e viver conforme as vontades Dele; fazendo de tudo todos os dias para agradar a Ele, e se um dia ‘der mole’, se arrepende e pede perdão. Notem: arrependimento e remorso são diferentes; tem um post meu sobre isso neste blog.
Vai explicar isso pra uma criança!
O que mais mexe comigo, é de saber que o medo dele de eu não voltar, é provocado pela fase que passamos no Brasil onde eu falava para ele: “já volto” ou “vou trabalhar” e não retornava pelos próximos dias, semanas, meses..
Isso não mexe comigo pela a sensação de culpa, pois já passou; pois agora  sou nova criatura. (2 Coríntios 5:17)
O que mexe comigo, é a dúvida do que passará na cabecinha dele, se Deus não quiser que eu volte para buscar-lo um dia desses.
Se eu não o ensinar que ‘Deus tem o melhor para nós e que tudo o que acontecer enquanto estamos no caminho Dele temos que continuar esperando Nele, pois certamente algo melhor vem pela frente’, o Raphinha com certeza irá pensar: “Ela mentiu de novo! Falou que ia voltar, e não voltou!”. E ficará imensamente decepcionado, triste, se sentindo abandonado novamente. Não posso permitir isso. Preciso preparar ele para o que Deus nos prepara: a vida eterna. Pois Deus ordenou:
“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” (Deuteronômio 6:6,7)
Creio que a maior dificuldade de entender que ‘Deus tem algo melhor para nós’ é ao falecer de um amado.
Mas amados, posso te dar boas notícias? ELE TEM! Ele só quer nosso bem e já nos amou antes nós nascermos. Ele sabe quantos fios de cabelo temos. Ele sabe tudo. Ele nos ama, e a única coisa que ele nos pede em retorno, é que nós amamos a Ele e confiamos Nele. Só. Simples não é?
Mas aí vem novamente… vai explicar isso para uma criança!!
O Raphinha já conhece ‘Deus’ e ‘Jesus’. Sabe que Jesus é filho de Deus. Sabe que Jesus ressuscitou e está vivo entre nós. Sabe que Deus é poderoso e nos ama e faz tudo por nós. Sabe que Deus e Jesus estão esperando no céu e por isso devemos obedecer a Ele.
Mas não sabe o que a vida o espera… talvez Deus seja ‘light’ com ele. Não sabemos. Mas seja o que for, preciso preparar ele para o que vier.
Vou continuar postando sobre a educação do Raphinha. Esta é apenas a “parte 1″ :) Esperam que tenham gostado e sintam-se a vontade de postar comentários/opiniões/etc.
Que a paz do Senhor esteja convosco agora e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário