Renascendo

Renascendo
Ilustração de como me senti quando renasci.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mudar não! Melhorar!

Hoje foi novamente uma maravilha no VP com os irmãos!

Formamos grupos e refletimos sobre o texto de
Efésios 4:1-6:
Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Foram feitas as perguntas:
1) Como que nós cristãos deveríamos caminhar?
2) O que deveríamos levar/carregar conosco durante a nossa caminhada?

Vamos analisar?

1) Qual é o nosso caminho? Por onde caminhamos? Temos que saber isto para saber como caminhar.
Ou melhor, quem é o caminho?
Jesus é o caminho
(João 14:6).
Já respondemos facilmente a pergunta 'como deveríamos caminhar?':
Deveríamos caminhar como representantes do Reino de Deus.

O primeiro versículo de Efésios 4 confirma:
"
...andeis como é digno da vocação com que fostes chamados..."
  • vocação → uma inclinação para um estado, uma profissão, religião, etc. 
Para que vocação nós fomos chamados por Deus?
Para o cristianismo.
  • cristianismo → seguir os passos de Jesus.
Simples.


2) Agora, como vamos seguir Jesus?
Claro que é fácil nós nos chamarmos de 'cristãos' porque nós não roubamos, matamos, mentimos, etc. Porém, conheço muita gente que não faz nada disso, e nem sabe quem é Jesus. Então desculpa lhe informar, mas 'ser honesto' não é 'ser cristão'.
O versículo 2 e 3 de Efésios 4 responde:

  • humildade → se rebaixar voluntariamente pelo o sentimento de respeito ao Senhor Deus;  reconhecer o senhoril de Deus.
  • mansidão → pacífico de índole; domesticado; tranquilo. Isto não quer dizer somente falar num tom baixo, e sim com palavras suaves, pois alguém pode falar pouco e baixo, mas o pouco que fala pode ser uma facada.
  • longanimidade → paciência para suportar as ofensas dos outros ou até as suas próprias
  • suportar com amor → não adianta suportar porque tem que, mas precisa ser com amor, do coração, honesto, verdadeiro.
  • unidade → nos versículos a cima, se vê 7 vezes a palavra 'um' ou 'uma'. Isto demonstra algo que é único. A unidade não é apenas espiritualmente, mas também na área materialista; igual a igreja primitiva vivia: "todos compartilhavam tudo".
  • paz → harmonia, concórdia, sossego, tranquilidade, calma, repouso. Quando colocamos como foco a união da paz (veja em baixo o significado de união!), conseguiremos guardar a unidade do Espírito.
  • união → parece o mesmo que 'unidade' em cima, mas não é totalmente. A união é a confirmação de esforços e pensamentos. Quando todos (4 vezes no versículo 6!) unem suas metas/causas, automaticamente teremos uma união; seremos uma unidade; um corpo.

Então, o que temos que fazer?
Temos que nos esforçar para conservar o vínculo entre os irmãos.

Como?
Eliminando a barreira entre nós e os outros.

Que barreira é essa?
Aquela barreira que não te deixa chegar perto do irmão, ou que não deixa o irmão chegar perto de você!

Como vamos fazer isso?
Usando o evangelho. Se o irmão já conhece Jesus, pergunte como ele se converteu (exemplo). Se ele não conhece o Senhor ainda, conte algo da sua vida; pode revelar semelhanças entre vocês!
Podemos somente demonstrar o evangelho, quem é Jesus, simplesmente pelos nossos atos.
E não podemos escandalizar; temos que colocar limites na hora certa da forma certa:
Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado. (2Coríntios 6:3)
 O que isto mudou na minha vida?
Bem, foi nitidamente Deus falando comigo, pois os últimos dias eu tenho sentido o Espírito de Deus me mandando ser mais mansa, mais humilde, mais amável, etc. E eu sempre, para variar, achando que não. Que estava 'viajando' e que estava tudo 'tranquilo'.
Pela a misericórdia e amor de Deus, Ele não desiste dos mais cabeçudos como eu.

O que vou fazer agora?

Bem, como eu me inscrevi para o meu 2o Peniel que vai ser de 2a 28/11/2011 até Sábado 03/12/2011, eu decidi iniciar um jejum a partir de agora.
Eu quero me encher, na verdade, eu quero me transbordar do Espírito Santo e me esvaziar completamente de mim.
Vou então fazer um jejum das coisas que eu mais gosto.
Mas desta vez, nada radical, para eu conseguir aguentar estes 16 dias.
Vou deixar de:
- comer 'gostosuras', principalmente quando não estou com fome (= gula)
- jogar joguinhos no Facebook ou Orkut ou qualquer coisa relacionada a isso (= perda de tempo!! Tempo que eu posso estar orando, lendo, meditando, seja o que for!)
- dieta para emagrecer (= vaidade total; preciso fazer dieta para a saúde e não para o meu físico!)
- devem ter mais, mas durante estes 16 dias eu vou reparando e adicionando na lista!
E pode deixar, vou estar  escrevendo o máximo possível das minhas experiências!


Espero poder te animar e/ou motivar para fazer o mesmo. Pois não há nada melhor do que estar cheia do Espírito de Deus!




Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário