Renascendo

Renascendo
Ilustração de como me senti quando renasci.

sábado, 24 de setembro de 2011

AMOR = DISCIPLINA

"Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho"" (Hebreus 12:5-6)


Quando a repreensão e a disciplina são negadas (desprezadas), é porque a autoridade não está sendo reconhecida.


PAIS, NÃO SE CONTRADIZEM!
É importantíssimo que os pais, ou guardiões, seja quem for que esteja sob autorização da criança, se apoiarem e jamais se contradizerem, para que a autoridade de um não seja influenciada pelo o outro.
Se houver algum discordo com a maneira de um disciplinar, espere, e fale fora da presença da criança.



EU PEQUENA
Eu venho de uma família de 4 gerações de filha única (é, já quebrei a corrente tendo um menino! )
Cresci uma grande parte da minha vida na casa dos meus avós (parte de mãe) com a minha mãe e 'vó preta' (= a empregada que já está na família á uns 58 anos!).
Quero dizer com isto: raramente ouvia um "não".
Quanto mais eu ia crescendo, mais difícil ficava de ouvir alguma forma de "não" de qualquer um.
Porém, entre todos que me criaram, teve uma pessoa que teve autoridade e me disciplinou o possível: meu avô.



UM POUCO SOBRE MEU AVÔ
Ele cresceu numa família muito humilde de 7 irmãos e 4 irmãs (ou algo assim, são 11 no total).
Já aos 9 anos de idade já andava 12km por dia para trabalhar para ajudar a família.
Entrou na aeronautica como piloto da esquadrília de fumaça.
Até virar coronel e fundar o aeroporto internacional Galeão, ele exerceu funções de espião para a aeronáutica.
Aos poucos, foi organizando e monitorando suas finanças, conseguindo, após anos, ter um apartamento próprio numa das ruas mais caras do Rio (por favor, não digo isto para esnobar, e sim para mostrar o que alguém consegue se realmente fizer esforço)
Resumindo: altamente disciplinado.



HOJE EM DIA
Agradeço meu avô por ter me disciplinado (o possível), pois agora, graças a ele, eu consigo entender de como agir e ser para demonstrar respeito ás autoridades.


OBRIGADA VOVÔ! TE AMO!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Rei não é rebelde nem arrogante!

LENDO
Hoje lemos 1Samuel 13-15, eu simplesmente adorei o que Samuel disse á Saul em 1Sa.15:22-23:
"Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feiriçaria, e arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele o rejeitou como rei."

ANALISANDO
Saul havia recebido ordens de Deus: foi mandado eliminar todos e tudo e Saul eliminou o que ele achasse melhor, e guardou o que era do bom para ofertar á Deus; ele acabou dando um 'toque' próprio nos planos de Deus. Em uma palavra: desobedeceu.
Aí pensei: Será que Saul realmente achava que sabia melhor do que Deus? Que arrogância! Ou será que estava sendo rebelde?
Das duas formas Saul estava errado, pois:
- Rebeldia é comparado com o pecado da feitiçaria. Porque? Porque quando somos rebelde, estamos simplesmente querendo fazer algo diferente. E quando praticamos feitiçaria, estamos querendo adquirir tudo o que Deus nos pode proporcionar de uma forma diferente.
- Arrogância é comparado com o pecado de idolatria. Porque? Porque quando somos arrogantes, estamos tendo uma atitude elevada conosco mesmos. Sendo: estamos nos idolatrando.
Saul achou que ele não estava desobedeçendo pois o que ele não matou, foi ofertado para o Senhor.
Muitas vezes pensamos da mesma forma. Achando que não precisamos fazer 100% do que Deus mandou, mas se o que fizermos diferente for para glorificar Seu nome, tudo bem.
Este texto (como vários outros) comprovam que o que Deus mais quer de nós é: obediência. Se depois de obedecer ainda quizermos fazer alguma outra coisa (qual esteja de acordo com as vontade dEle), melhor ainda!


APLICANDO
Preciso dizer?? Bem, então aqui vai: O-BE-DE-CER! Simples!


"Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender." (1Sa. 15:29)
♥ 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

VIGIA! MISPÁ!

SÁBADO DE MANHÃ
Na noite de Sábado para Domingo, tive um sonho:
Estava tudo escuro, sem teto, piso, paredes, luz, nada. Somente o pastor Jorge aparecia em minha frente, e como se uma luz iluminava somente ele, deixando tudo ao nosso redor escuro. O pastor olhava nas profundezas dos meus olhos e dizia repetidamente: "Mispá! Mispá! Mispá! Mispá! ...."
E assim acordei.
Depois do culto, lembrei que 'Mispá' quer dizer 'Torre de Vigilância'.
Vi este sonho como Deus usando o pastor para me mandar vigiar. E porque o pastor? Porque ele é o anjo da igreja qual me dá cobertura. Simples.


NO CULTO
O pastor pregou sobre 1Coríntios 10:12:
"Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!"
Em outras palavras: se você acha estar bem e protegido, cuidado, pois o inimigo não desiste, então vigia!


DOMINGO LENDO
Após o almoço, fui ler mais do meu livro 'Eu e Minha Boca Grande'. Falava sobre a tempestade onde os discípulos de Jesus entraram em pânico achando que fossem morrer (Mt. 8:24). Mas antes de partirem para o mar, Jesus disse "vamos passar para o outro lado".
Nota-se:
1) se Jesus disse, acredite!
2) 'ao outro lado' = um plano melhor, um outro estado, algo diferente


Muitas vezes Jesus quer nos colocar num plano maior, nos fazer evoluir, porém, para isto ser possível,  precisa ser visto se somos realmente capazes de receber tanto. E daí vem a tempestade.
Ir é fácil, chegar também. O meio da jornada que pega.
O que o diabo mais quer, é nos convencer que não somos capazes, ou que não está valendo a pena, e assim voltarmos até o início,  ou até pior. O diabo só quer nossa derrota. Nada mais. (Jo. 10:10)
De tantos capítulos do livro, li exatamente algo que Deus já estava colocando no meu coração: 'Vigia, pois a tempestade pode vir!'


SEGUNDA DE MANHÃ
Durante a oração antes da leitura matinal no Skype, eu estava debruçada em cima da minha Bíblia de olhos fechados orando, agradecendo á Deus por mesmo ter acordado durante um pesadelo, quando eu abri os olhos, parecia ter visto Jesus na minha frente, nos pés da cama, estendendo Sua mão para me ajudar a levantar. O pouco que dormi, dormi mal, mas lá estava Jesus para me dar ânimo! (Mt. 11:28). E levantei com um pulo que eu mesma me surpreendi!
Então, no que abri os olhos depois de orar, a primeira palavra que meus olhos bateram na Bíblia foi: 'Mispá'. Coincidência? Desculpe, mas não credito nisto. Estava no final do versículo 17 de 1Samuel 10, então decidi ler o versículo 18, que diz:
"e lhes disse: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'Eu tirei Israel do Egito, e libertei vocês do poder do Egito e de todos os reinos que os oprimiam'."
Vejo isto como Deus me relembrando que Ele me livrou de todos os males, me salvou. Vejo como um 'sacode' para acordar do cochilo que estou na graça dEle e acordar para a batalha, que não para.


E AGORA?
Dentro de 24 horas, Deus fez claro para mim:
'Vigie! Pois as tempestades estão para vir e você não pode cair! Lembre de tudo que Eu fiz e fui por você e Eu lhe dará vitória!'


E eu digo á Ele: SIM SENHOR! AMÉM!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Orando e Jejuando

Esta semana Deus encaminhou o pastor Jorge Seni para mais uma semana de oração (clique AQUI para mais informações).
Foram separados 3 grupos de 15 pessoas para orar cada grupo um dia: 2a, 3a ou 5a.
No seu dia, é necessário jejuar, e se não for possível (por trabalho pesado, medicamento, gravidez, etc) pelo menos 'jejuar' de algo que lhe atrai.
Dudu e eu nos inscrevemos para hoje, 5a feira.
Na 2a e 3a feira eu jejuei de coisas que me atraem, e ontem, 4a feira, jejuei até a tarde. Foi maravilhoso. Jejuei pedindo o seguinte à Deus:

  • mais sensibilidade para ouvir-Lo falando comigo, assim tendo mais discernimento de quando é o Espirito Santo me guiando ou não, para eu poder obedecer e fazer somente o que Ele mandar. (Hb. 4:12)
  • que Deus tome posse da minha mente, coração e lábios para que eu pense, sinta e fale somente o que vem dEle.
  • fortificar a seguinte pergunta antes de qualquer decisão que eu tenha que tomar: "O que Jesus faria?"
  • mais intimidade e fortalecimento na hora de orar

Tem sido um sucesso. Graças a Deus!


Eu, nova na fé, tenho tido muitas novidades neste aspecto de 'viver uma vida santa'. E vejo agora, depois de ter jejuado algumas vezes, o quanto é importante nos esvaziar de nós mesmos, para poder ter cada vez mais e mais de Deus em nós.


Ontem falamos sobre 'crentes frios, mornos ou quentes' (baseado em Apocalipse 3:15).
Durante o ensinamento, comentamos sobre crentes que 'se estacionam'.
Igual a quando se aprende um idioma novo; tem pessoas que param no "Hallo, my name is...". Com mais umas 2-3 frases, é possível se virar num país, porém, não chegará muito mais longe do que este contato básico e limitado.
Foi quando lembrei, que ontem após ter entregue o jejum á tarde, pensei para mim mesma: 'Jejuar até 13:00 ou 15:00 horas não é mais esforço e sufoco para meu corpo, então porque entreguei entre este horário hoje? Se quero mais de Deus, tenho que dar mais de mim, senão, ficarei onde estou agora, com o básico. Pois colhemos o que plantamos!" E decidi hoje, no meu dia inscrita para a oração, aproveitar que o Raphinha está no colégio até umas 15:00 e o Dudu está em casa, para jejuar até a hora de voltar da oração á noite. Será minha primeira vez jejuando o dia todo, e faço isto porque quero ser usada por Deus o máximo possível para Suas obras. Porém, Ele não irá me usar, se não estiver preparada.


Até o final da semana da oração passada, eu jejuei mais do que eu estava acostumada. Recebi um retorno maravilhoso de Deus, qual prefiro manter para mim, pois nem todas as obras devem ser contadas (Jesus várias vezes fazia um milagre e falava para quem viu não contar!). Creio que este presente já foi um pequeno preparo para o que está para vir. Sim, escrevi 'pequeno' bem pequeno mesmo, porque somente comparando com o que Deus nos revelou que tem para nós (e muito mais), o que Ele me deu, foi somente o início. Vamos dizer que quando renasci é comparável à um neném abrir os olhos ao nascer e o que Ele me deu seria igual este neném falar suas primeiras palavras.


Viver em Cristo é uma vida de emoção. Todos os dias, você sabe que alguma coisa de novo vai acontecer. E mesmo sabendo que pode ser algo 'negativo', você sabe que é para te preparar para Seus planos.

Jesus está no Centro?

Ontem durante o ensino da Palavra, mencionamos uns versículos quais considero úteis para uma declaração diária á Deus:


"Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por Ti. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, Tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a Tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir." (Salmo 139:1-6)

O nosso Deus nos conhece de dentro para fora.
Ele vê tudo ao seu redor, e verá tudo ao seu interior também, se você permitir que Jesus possa sentar-se no trono de seu coração.
Ele revelará muitas coisas quais você talvez não queira ver ou encarar, porém, se quiser uma vida plena na paz de Cristo, terá que deixar Ele te guiar e aconselhar.
Daí resta somente uma coisa para você fazer: obedecer.




sábado, 10 de setembro de 2011

Criando novos hábitos

(Iniciei este post Sábado passado, e só tive tempo de finalizar uma semana depois!)




Hoje foi a última noite da semana de oração.
Eu digo 'última', mas para mim somente recomeçou uma vida de oração.
Amanhã será o encontro final da semana. Grandes coisas irão acontecer. Tenho fé.


Voltamos umas horas atrás da oração, e fui ler algo que havíamos lido durante o encontro de hoje e acabei 'esbarrando' num outro texto que me capturou a atenção:
"Pois, por meio da Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificada com Cristo. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2:19-20)


Hoje mais cedo escrevi num outro post algo falando sobre escolher 1 versículo/capítulo/livro para refletir durante o dia.
Então, eu escolhi estes versículos para ler todos os dias; em voz alta; de preferência várias vezes ao dia! Eu salvei ele no topo da página principal deste meu blog, então é só abrir e ler.
Da mesma forma que nossa língua nos amaldiçoa, ela também nos abençoa.
"A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito." (Provérbios 15:4)


Tenho fé então que lendo estes versículos, irei alimentar meu espírito diariamente (Mt. 4:4), lembrando:

♥ para quem eu vivo (Jesus).
♥ o tamanho do amor de Deus por mim (entregou Seu Filho Unigênito para a nossa salvação).
♥ o tamanho do amor de Jesus por mim (o sacrifício e sofrimento que Ele passou em nosso lugar).

Animo você a escolher algo parecido para você ler todos os dias (em voz alta!). Algo que também te faça lembrar estes 3 pontos.


Agora, voltando ao texto que lemos durante a oração de hoje:
"Ora, as obras da carne são manifestadas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguezglutonarias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus." (Gálatas 5:19-21)
Meditamos sobre estes desejos e oramos para nos afastar deles. Pois está claro que é o último passo para Deus te ouvir dos céus (2Cr. 7:14).


Como o pastor disse: Um irmão pode estar na pura glória do Senhor, e por causa de 1 segundo, ele vai para o inferno.


Mexeu tanto comigo, que tomei uma decisão:


Num outro post, fiz uma lista de todos os desejos da carne (= pecados) e todos os desejos do Espírito.
Eu vou salvar no meu computador de casa, do trabalho e de onde eu tiver acesso, o link deste post no 'meus favoritos', para, todos os dias, eu abrir a lista e me perguntar:
"Quais foram meus desejos de hoje?".


Desta forma, terei um controle diário sobre meu coração, não deixando os desejos carnais se evoluírem em vontades e consequentemente em atitudes.


Agora, responde uma coisa para si mesmo(a): Você tem responsabilidades ou hábitos do dia a dia, como organizar a casa, fazer compras, trabalhar, tomar banho, escovar os dentes, arrumar o cabelo, etc.?
Se sua resposta foi 'sim', então que tal criar um hábito que vai tirar talvez nem 5 minutinhos do seu dia e te dará a vida eterna?
Por isso, te convido para fazer o mesmo que eu vou fazer a partir de hoje:

  1. clique AQUI para abrir o post com a 'lista dos desejos'
  2. salve ela agora nos seus favoritos (se não souber como, clique AQUI para uma rápida e fácil explicação)

Que Deus abençoe seu coração para que você queira obedecer Ele todos os segundos da sua vida, até a vida eterna ao lado do Trono.

Quais foram meus desejos de hoje?

"Ora, as obras da carne são manifestadas: imoralidade sexualimpureza libertinagemidolatria feitiçariaódiodiscórdiaciúmesiraegoísmodissensõesfacções invejaembriaguezglutonarias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus." (Gálatas 5:19-21)

IMORALIDADE SEXUAL (PROSTITUIÇÃO)
Entregar à devassidão por dinheiro; corromper; desmoralizar; degradar; aviltar; desonrar.
O desejo já é adultério (Mt. 5:28). Quando o amor ou interesse é vendido, já falamos de prostituição.


IMPUREZA
Falta de limpeza; imoralidade
Pode ser impureza religiosa ou corrupção da alma.


LIBERTINAGEM (LASCÍVIA)
Sensualidade; propensão para a lubricidade; luxúria
Amor ao pecado. Desejar alguém que não é teu.


IDOLATRIA
Adoração de ídolos; amor exagerado
Pode ser adoração de imagens (Rm. 1:19-23) ou na exaltação e na busca de coisas materiais (Mt. 6:24; Cl. 3:5)


FEITIÇARIA
Operação e atividade de feiticeiro; bruxaria
Vem da mesma raiz que a palavra 'farmácia'. Ela, originalmente, se referia a drogas medicinais, e com o passar do tempo veio a ser associada com o abuso de drogas e, finalmente, com o abuso de drogas em bruxaria e feitiçaria.


ÓDIO (INIMIZADES)
Sentimento duradouro de hostilidade; ódio; aversão; malquerença
O cristãos tem que amar seu inimigo (Mt. 5:44)


DISCÓRDIA (PORFIAS)
Vem de porfiar: discutir; competir; disputar; lutar
É o comportamento que resulta da atitude de inimizade.
Paulo disse que a solução para tais conflitos é imitar a atitude altruísta e sacrificial de Cristo (Fp. 2:1-8)


CIÚMES
Receio de que a pessoa amada se apegue a outra; emulação; ressentimento por ver alguém possuir um bem que se desejaria ter.
É um medo de perder algo. Demonstra insegurança consigo mesmo.


IRA
Raiva; cólera; fúria
Paulo disse que não temos que procurar vingança, mas devemos deixar a Deus o exercício da justiça (Rm. 12:19-21)


EGOÍSMO
Se preocupar somente com o interesse próprio.


DISSENSÕES
Divergência de opiniões, de interesses, de sentimentos; disputas; desinteligências; dissentimento
São divisões que resultam de ambições egoístas.


FACÇÕES
Partidos; grupos; seitas; bandos; parcialidades
Tais seitas não deveriam existir na igreja do Senhor (1Co. 1-3)


INVEJA
Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outra.
Similar ao ciúmes, porém a inveja é o ódio e o ressentimento que uma pessoa sente quando outros prosperam.


EMBRIAGUEZ (BEBEDICES)
Embebedar; alcoolizar
É a obra que ainda continua sendo a maior obra da carne, destruindo lares, vidas, famílias, etc. Não tem lugar para isto na vida de alguém que está verdadeiramente sob o comando de Deus.


GLUTONARIAS
Vício do glutão (= que ou quem come muito e com avidez)
Não é errado comer, mas comer sem se conter é errado. A pessoa que não pode recusar comida não está mostrando o autodomínio que Deus exige de nós.


♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥


"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, , mansidão, temperança." (Gálatas 5:22)

AMOR
1João 4:7-12 descreve claramente o que/quem e como devemos amar:
"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."


GOZO
descreve o privilégio de regozijar em Cristo, apreciando as maravilhosas bênçãos de nossa relação com Ele.
A nossa alegria não vem de objetos, dinheiro ou circunstâncias e sim de Cristo. Paulo demonstrou felicidade durante tanto sofrimento e angústia. Devemos seguir o exemplo dele. Veja quanto ele escreve "regozijai-vos sempre" (Fp. 4:4; 3:1; 1 Ts. 5:16)


PAZ
é a sensação de bem-estar e tranqüilidade que resulta de nossa amizade com Deus. Jesus não está fisicamente neste mundo, mas nos deixou sua paz! (Jo. 14:27)


LONGANIMIDADE
é a capacidade de pensar antes de agir. Deste modo, demonstramos paciência e perseverança. 
Em vez de escapar com raiva ou agir despeitadamente para ferir aquele que nos feriu, deveríamos pacientemente mostrar nosso amor e procurar reconciliar com essa pessoa. (Ef. 4:2)


BENIGNIDADE
é a bondade de Deus, que é melhor ilustrada por suas ações para nos salvar quando estávamos profundamente enterrados no pecado.
Temos que imitar tal bondade, mesmo para com nossos inimigos!


BONDADE
é semelhante a benignidade. Esta palavra ressalta a generosidade em ar mais do que alguém merece.



é a lealdade que mantem sua palavra, cumpre suas promessas e não trai os outros.


MANSIDÃO
é algumas vezes confundida com fraqueza e timidez, mas esta qualidade nunca é fraca.
O cristão tem que mostrar sua sabedoria com mansidão (Tg. 3:13).


TEMPERANÇA (DOMÍNIO PRÓPRIO)
é a capacidade de governar nossos próprios desejos.
Como servos do Senhor, devemos mostrar esta capacidade. (1Pe. 1:6)



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cobrança de Deus

Hoje no caminho para o colégio do Raphinha, e me toquei que havia esquecido a mochila dele em casa.
Não estava com as chaves então não pude voltar para pegar. Nem é tão necessário, pois ele leva mais para ter a sensação que é um 'menino grande' igual os coleguinhas dele.
Na hora, comecei  a lembrar que quase tudo que pedi para ele fazer (que ele sabe fazer), ele ficou enrolando e acabei tendo que fazer para ele. Segundos e minutos extras que poderiam ter sido utilizados para outras coisas (como lembrar da mochila dele). Então falei para ele "Raphinha, você tem que obedecer a mamãe.. mais ainda, tá?".
(Ele sempre me ajuda quando necessário fazendo a parte dele, mas hoje ele estava dengoso e queria que eu fizesse tudo para ele.)



Logo em seguida, eu ouvi Deus falando comigo nitidamente: "E você pode me obedecer mais também."

Naquela hora, eu quase parei no meio da rua. Fiquei olhando para os lados. Fiquei muda. Pensativa. Pensando somente "É verdade.. posso obedecer mais.. e estou aqui cobrando do meu filho e não cobro de mim mesma..." e assim foram fluindo os pensamentos... 


Fiquei com 'aquela cara de pensativa' até chegar no trabalho. E ainda estou tendo que me forçar para não pensar muito sobre isso no momento, pois estou cada segundo ficando com mais e mais vontade de ajoelhar e orar!


É algo que realmente podemos pensar. Não somente se você obedece a Deus, mas se você tem a moral de cobrar algo dos seus filhos ou seja quem for.


Na verdade, isto não é nenhuma novidade, pois creio que nós sempre podemos melhorar nosso relacionamento com Deus (ou qualquer pessoa).


Deus tem ouvido meu clamor, pedindo que Ele falasse bem claro comigo. E Ele tem falado. Agora eu tenho que fazer a minha parte: ouvir e obedecer.
Igual eu peço do Raphinha: ouve e obedece. Sem questionar.


Meu dia já começou bem. Não tem forma melhor de começar do que ouvindo a voz de Deus falando comigo. Principalmente sendo cobrança, pois assim sei que Ele está comigo e que está investindo em mim para alcançar Seu reinado.
"Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra." (Isaías 1:19)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Como ser exaltado pelo Senhor?

Hoje dei uma olhada nas atualizações dos meus amigos no Facebook, e sempre presto atenção nas atualizações do nosso pastor Jorge, pois diariamente (as vezes múltiplas vezes ao dia) ele coloca um post novo no blog dele que sempre é altamente edificante para mim.
Hoje reparei que ele iniciou um 'pensamento do dia'. Com versículos diários para nós refletirmos.
Algo que aprendi e tento criar disto um costume, é diariamente pegar 1 versículo/capítulo/livro do qual eu vou refletir o dia todo.
Desta forma, minha mente se permanece ocupada com a Palavra; nada a mais, nada a menos!
Hoje eu vi o post do pastor Jorge "Palavra do dia:Humilhar-se".


Deus já havia falado essas últimas semanas (se não foram meses!) demais comigo para me humilhar mais.
Abandonar meu corpo, minhas vontades mais ainda.


O que li foi 1 versículo, o qual me levou para mais 2 versículos:
"Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os exaltará." (Tiago 4:7-10)


O que Deus falou comigo?


Que precisa-se:

  • SUBMETER-SE a Deus
  • RESISTIR ao Diabo
  • APROXIMAR-SE de Deus
  • LIMPAR as mãos
  • PURIFICAR o coração
  • ENTRISTECER-SE
  • LAMENTAR-SE
  • CHORAR
  • TROCAR RISO por LAMENTO
  • TROCAR ALEGRIA por TRISTEZA
  • HUMILHAR-SE diante do Senhor


Todos estes atos são importantes para agradarmos a Deus, mas o Senhor é tão perfeito nas Escrituras, que Ele afirmou os 3 atos mais importantes.
Os quais resumem todos os outros.
Ele fez isto nos mostrando as conseqüencias dos atos.
Vejam:

  • RESISTIR ao Diabo → ele fugirá de nós
  • APROXIMAR de Deus → Ele se aproximará de nós
  • HUMILHAR diante do Senhor → Ele nos exaltará



Em que ordem devo agir para ser exaltado pelo Senhor?
  1. SUBMETER-SE a Deus (= obedecer voluntariamente; render-se; humilhar-se)
  2. HUMILHAR-SE diante do Senhor (como? Siga passos 3-7)
  3. ENTRISTECER-SE
  4. TROCAR rido por lamento
  5. LAMENTAR-SE
  6. TROCAR alegria por tristeza
  7. CHORAR
  8. APROXIMAR-SE de Deus (oração!!)
  9. LIMPAR as mãos (veja anotação a baixo sobre este e ponto 10)
  10. PURIFICAR o coração
  11. RESISTIR ao Diabo
Ponto 9 e 10 são pontos quais nem precisamos cuidar.
Deus fará isso por nós quando completarmos os 3 pontos mais importantes.
Isto Ele confirma no versículo que estamos lendo durante esta semana de oração:
"se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar [humilhar-se] e orar, buscar a minha face [aproximar-se] e se afastar dos seus maus caminhos [resistir ao Diabo], dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra." (2 Crônicas 7:14)

Preciso dizer, que esta semana tem sido realmente milagrosa para minha saúde espiritual.
Estou com mais e mais sede cada dia que passa!
E como estou feliz de fazer menos horas de trabalho a partir da semana que vem, assim terá mais tempo pro Senhor!

Romanos 12:1-2

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racionalE não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." 




O que é um culto racional?

CULTO
(palavra grega latreia
)
Aparece 5 vezes no Novo Testamento.
Na Almeida Revista e Atualizada 2a Edição, é traduzida "culto" (João 16:2; Romanos 9:4 e 12:1) e "serviço(s) sagrado(s)" (Hebreus 9:1 e 6).
Significa serviço.
Pode ser o serviço de obediência a Deus em geral, ou pode se referir, como nas duas citações em Hebreus 9, aos atos específicos de louvor dirigidos a Deus.
Assim, a palavra 'culto', em nosso uso hoje, corretamente descreve o serviço dado ao Senhor quando cristão o adoram.
Mas a mesma palavra pode abranger qualquer ato de obediência que honra o nome de Deus.


RACIONAL (palavra grega logikos)
Significa lógica / raciocício.
Aparece como adjetivo no Novo Testamento somente aqui (Romanos 12:1) e em 1Pedro 2:2, onde descreve 'o leite espiritual'.
Aparece como substantivo (logos) mais de 300 vezes no Novo Testamento. É traduzida por termos como 'palavra', 'conta', 'ensinamento', 'modo', 'ditado', 'testemunho', 'verbo', etc.
A idéia principal tem a ver com discurso e raciocínio.
(informações adquiridas do site Estudos da Bíblia)




Como prestar um culto racional?
Oferecendo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.




O que é um sacrifício vivo, santo e agradável?

VIVO

Vida diária com disciplina espiritual.
Exemplos: levantar mais cedo para orar, louvar e dançar ao Senhor, orar, etc.
Resumindo: se sacrificar fisicamente. Seu corpo. Pois seu corpo é o templo do Espírito Santo.
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1Coríntios 6:19)
SANTO
Ser limpo. Ser nazireu de Deus (= separado para Deus). Matar a carne.
"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (1Pedro 2:5)
AGRADÁVEL
É 'fumaça santa', que não satisfaz o homem, mas satisfaz Deus.
É aquele ato que cumpre o propósito (agradar a Deus).
"O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento." (Provérbios 15:8)


Como oferecer um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus?
Não se amoldando ao padrão deste mundo.
Se transformando pela renovação da mente (= se santificar).


Para que prestar culto racional?
Para experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Gênesis 26

Como mencionei no meu post anterior, irei iniciar um 'marcador' novo, chamado "Conversando com Deus".


Desta forma, poderei gravar de um modo seguro tudo o que Deus fala comigo ao ler as Sagradas Escrituras Dele.




Gênesis 26


Precisamos obedecer. Simplesmente, OBEDECER:


v.5


Abraão obedeceu o Senhor guardando Seus:

  • preceitos
  • mandamentos
  • decretos
  • leis

Desta forma, seremos considerados como servos fieis (Abraão) e a bênção será herança dos nossos filhos (Isaque):


v.24
"E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo."
 
Com a bênção, poderemos atrair nossos inimigos para nós através da paz.


v.27-28,31
"E disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós? [inimigos] E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo [venceu pelo o Senhor], por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. E levantaram-se de madrugada e juraram um ao outro; depois os despediu Isaque, e despediram-se dele em paz. [finalizou em paz]"


Como muitos sabem, o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23).
No início das Escrituras já foi mencionado:
"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:17)

Deus continua re-confirmando isto para nós:


v.11
"E mandou Abimeleque a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar neste homem ou em sua mulher, certamente morrerá."

EU na Cruz

Esta semana estamos tendo uma semana de oração com a Vida Plena (clique aqui para mais informações).


Hoje é o 4o dia. Vamos até Sábado, e se Deus quiser, iremos mais.


Todos estes dias têm sido abençoados, mas ontem para mim foi especial.
Todos os dias com Deus são especiais, mas tem alguns dias que serão 'especialmente especiais'!


A maioria de nós tem alguma coisa (atividade, hobby) que toma nosso tempo com Deus.
Muitos passam horas na internet, mas não oram 10 minutos.
Muitos passam horas malhando, mas não oram 5 minutos.
E assim em diante.


Deus já estava falando claramente comigo que havia algo que estava me afastando Dele.
Eu parecia já saber, mas aquela velha história: não quis assumir nem encarar, pois senão teria que abrir mão dela.


Antes de ontem (no 2o dia) o pastor falou algo muito interessante:
"No louvor (cantando) é quando os crentes mais mentem!"


Me senti uma hipócrita na hora!


Como posso cantar "quero me esvaziar de mim" ou "me entrego para Ti Senhor" ou qualquer coisa relacionada a isso, se não estava disposta de abrir mão daquilo que estava me afastando do Senhor??


Ontem então, antes da oração, passei por um dia muito tenso. Pensando, refletindo, orando.
E na oração noturna no VP, fizemos algo para simbolizar o que estávamos fazendo no mundo espiritual:
Todos nós escrevemos aquilo que estava nos tomando o tempo com Deus, dobramos o pedacinho de papel, e colamos numa cruz grande de papelão; simbolizando que estávamos pendurando na cruz aquilo que era tão difícil abrir mão, e assim ter mais tempo para Deus.


Não vem ao caso de contar o que eu pendurei, e sim o que você poderia pendurar.


Estou neste momento tentando verbalizar o que senti ontem. Está muito difícil, pois coisas sagradas não têm palavras. Só quem sente que sabe.
Resumindo: estou verdadeiramente vivendo para Cristo, sem nem uma barreira!


Ontem, antes de dormir, após ter voltado da oração, precisava ler pelo menos 1 capítulo da Bíblia.
Já era tarde, e hoje, como sempre, acordaria cedo. Mas quanto tempo iria tomar? Meia horinha?
Quantas vezes não fui deitar mais tarde por outros motivos que não eram para a alimentação do meu espírito??


Durante a leitura, Deus falou comigo em vários assuntos. Anotei todos. Ao olhar o quanto Ele falou comigo, decidi abrir um 'marcador' aqui neste blog chamado "Conversando com Deus".
Irei anotar tudo que Deus tem falado comigo ao ler as Palavras Sagradas Dele.


Não espero que outros irão ler e enxergar o mesmo que eu vi. Pois Ele fala com cada um diferentemente.
Eu posso ler 1 capítulo, igual ao que você ler, e iremos ouvir coisas completamente diferentes.
Somente vou anotar, para ter tudo digitalizado.
A intenção era iniciar um caderno, escrito a mão, mas isto é 'antiguidade'. Estamos num tempo moderno, com possibilidades modernas para facilitar nossas vidas. Não é pecado usá-las! :)


Como o pastor Jorge falou no blog dele: "Oração é Comunicação" (clique aqui para ver o post dele sobre isto).


Que Deus vos abençoe, e lembrem: Deus está contigo, mas você está com Ele?


"Que relação vocês têm com o Senhor, com o Deus de Israel?" (Josué 22:24)