Pois, por meio da Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus.
Fui crucificada com Cristo.
Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.
A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (Gálatas 2:19-20)
Eu preciso confessar que hoje eu fiquei realmente revoltada com os 'amigos' de Jó! Ao ler o capítulo 20 do livro de Jó, me chamou a atenção a palavra 'ímpio' no final. Foi quando eu me toquei que esta palavra sempre havia sido mencionada no final de cada palavra de um 'amigo' á Jó. Repare:
Seus inimigos se vestirão de vergonha, e as tendas dos ímpios não mais existirão". (Jó 8:22)
Mas os olhos dos ímpios fenecerão, e em vão procurarão refúgio; o suspiro da morte será a esperança que terão". (Jó 11:20)
É assim a habitação do perverso; essa é a situação de quem não conhece a Deus". (Jó 18:21)
Esse é o destino que Deus dá aos ímpios, é a herança designada por Deus para eles". (Jó 20:29)
(E eu nem li todos os 42 capítulos!) Em quanto os 'amigos' achavam estar ajudando, eles estavam atormentando e esmagando Jó, veja:
Até quando vocês continuarão a atormentar-me, e a esmagar-me com palavras? (Jó 19:2)
E o fato, é que Jó nunca perdeu a fé dele. Bem pelo o contrário! Ele não estava entendo o porque ele estava passando por isso e acreditava que deve ter sido algo que ele havia feito, mas que Deus somente não estava revelando o que era para ele. E depois chamam Jó de ímpio?? Jó clamava simplesmente por alívio e descanso! O que adianta você saber que está passando por uma situação desagradável porque você deve ter feito algo para merecê-la, se você não sabe o que você fez ou como sair dela?? A pior coisa que pode acontecer neste momento é alguém vir apontando o dedo e falando 'viu?' ou 'te avisei!' ou até 'se não mudar sua postura vai ser pior!'. Já vi tantos crentes passarem por luta, e todos que voltaram para o caminho do Senhor, é porque houve alguém, um verdadeiro amigo, para dar uma mão ou até mesmo cobrir se estiver frio ou desconfortável. Jamais vi alguém voltar e se fortalecer por medo do que aconteceria com eles se não voltasse a ter fé! Bem, é isso aí. Eu precisava escrever sobre isso, pois quando comecei a falar sobre isso com o Dudu, eu fui aumentando cada vez mais a minha voz com muita frustração na tonalidade. O Dudu até sorriu e falou "Amor, eu estou aqui..." (quer dizer 'amor, fala mais baixo!'). Resumindo: Se não pode ajudar, então fique calado! Se não tiver certeza como ajudar, então pede direcionamento para Deus, pois certamente Ele não vai te falar para acusar seu amigo e sim consolar e aliviar ele. Creio que o livro de Jó ainda vai me inspirar para escrever bastante. Amém! Até em breve! :)
Parece que Deus fala mais comigo no metrô na inda ao trabalho, pois sempre que eu leio a Bíblia no metrô, Deus me revela algo! Eu estava lendo o livro de Jó. É uma poesia com tanta vida, que dá para sentir por ele! O que mais chama a atenção é a revolta dele com os 'amigos' que só souberam criticar e cobrar dele algo que eles mesmo provavelmente não fariam se estivessem no lugar de Jó. E é (como já escrevi no meu post anterior) algo que nós seres humanos temos a grande tendencia de fazer: julgar. O que Jó realmente queria dos amigos? Ele fez isso bem claro no versículo abaixo:
Mas a minha boca procuraria encorajá-los; a consolação dos meu lábios lhes daria alívio. (Jó 16:5)
coragem
consolo
alívio
Temos o costume de dizer que 'um amigo verdadeiro é aquele que está lá com você nos piores momentos da sua vida', mas frequentemente esquecemos de acrescentar 'e te encoraja, consola e alivia'! É fácil estar presente, mas o que vale a presença física se a espiritual não está lá? Quer ser um verdadeiro amigo(a)? Então procure aquela pessoa que você sabe que está precisando de um ombro, uma mão ou somente uma ligação para continuar sua caminhada com fé. Bem, fica esta palavra curta para vocês (e para mim!). A paz de Cristo a todos!
Por isso não me calo; na aflição do meu espírito desabafarei, na amargura da minha alma farei as minhas queixas. (Jó 7:11)
Em momentos de angústia, aflição, dificuldades em geral, temos a tendência de nos 'desabafar' como Jó fez. E o que acontece? Acabamos falando coisas que depois nos arrependemos. As vezes até tomamos decisões ou agimos de uma forma em que não nos contentamos quando no que o 'sangue esfria'. Eu creio que o 'auto controle' é um dos maiores desafios para todos nós. Até para os 'santos' é difícil.. como ouvi falar um dia e concordo que muitos devem pensar desta forma: "Sou crente até que pisem em mim!". Infelizmente existem muitas pessoas 'explodindo' com pequenas coisas. Vamos ver a realidade de Jó:
- tinha TUDO - perdeu TUDO - estava severamente doente
Esse versículo me fez refletir muito. Eu fico pensando: "E se eu estivesse nesta situação? Viver anos de felicidade, com tudo; família, dinheiro, felicidade total, e derrepente, eu perco tudo, e ainda por cima fico com uma doença de pele gravíssima, passando por dores terríveis e tendo que me isolar de todos... Será que eu não iria reclamar também?" Certamente iria!
O mais comum do ser humano é julgar. Sempre achamos que 'se fosse eu, eu faria diferente.', mas na verdade, agente nunca sabe antecipadamente como vamos (re)agir.
E é muito fácil falarmos "Tudo vai dar certo". Temos que entender que as vezes quando alguém se desabafa com você, ela não está necessariamente precisando de um sermão, pregação ou 'palavras positivas', e sim, um simples abraço e certeza que pode contar com você a qualquer momento. Como eu já disse, esse versículo me fez refletir muito. Por isso, eu vou tentar focar em duas coisas:
queixar-me menos e ser mais agradecida (sim, mais ainda!)
ser um apoio eficaz e não somente um sorriso contagiante
E você que está lendo isto, lhe peço ajuda. Me chama a atenção quando reparar uma falha. Quero crescer pelo menos 1% todos os dias!
Meu único pedido para o Senhor durante meu 2o Peniel era que Ele me desse aquilo que eu havia desvalorizado; aquilo que quando não temos, é quando vemos o quanto necessitamos; aquilo que eu reconheci que não consigo respirar sem: a presença dEle. Tem um texto na Bíblia que descreve muito bem este meu desejo:
Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no Seu templo. Pois no dia da adversidade Ele me guardará protegido em Sua habitação; no Seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo. Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em Seu tabernáculo oferecei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao Senhor. (Salmos 27:4-6)
A única oração que eu fazia ao Senhor, era que Ele me enchesse com o Espírito Santo novamente, como no meu primeiro amor. Como eu já mencionei algumas vezes neste blog meu: quando nos aquebrantamos diante do Senhor, Ele ouve nossas orações.
Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações. O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espirito abatido. (Salmos 34:17-18)
Eu adoraria falar a todos o que eu vi.. o que eu senti... mas nem todos vão entender.. pois:
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Coríntios 2:14)
Mas mesmo assim eu vou contar.. foi maravilhoso demais para eu manter para mim! No que Deus respondeu minha oração, eu ajoelhei com as mãos levantadas e comecei a agradecer por Ele ter me respondido. Em seguida, eu me senti sendo elevada para o céu. Eu não ouvi mais som algum ao meu redor. Uma luz tão branca foi ficando mais e mais forte, mas não encomodava meus olhos. Derrepente, eu vi o perfil de um anjo enorme, e eu... ajoelhada de mãos abertas e braços estendidos em seus pés. Eu olhava para ele e dava glória... Dentro de mim, eu encontrava uma paz e tranquilidade tão grande...
A vontade é de escrever muito, mas eu posso repetir todas as palavras do dicionário mil vezes, e mesmo assim, não vou conseguir descrever o que Ele fez comigo.. o que Ele me mostrou. Deixo esta 'dica' para você: Busque a Deus cada dia mais. Ele é o seu Criador, seu Salvador e quer ser seu Senhor. Obedeça a Ele e Ele cuidará de você.
No primeiro dia, eu fui com o pensamento "Porque eu estou indo se eu já fui curada?" Deus me disse: "Por que você precisa ser sarada não do seu passado, mas do seu presente." Eu não entendi muito, pois não conseguia pensar em algo no estado presente que estava me machucando tanto ao ponto de precisar de uma cura. No dia seguinte (3a feira), eu tive uma conversa com a professora do meu filho. Ela me contou algo nada agradável. Ao ponto de eu ter que ligar para a polícia! Não quero e nem preciso compartilhar detalhes sobre o que foi dito, porém, posso dizer que foi algo que realmente abriu uma feridinha e começou a arder! Mesmo assim, não tive muita vontade de ir ao encontro do Peniel nesta noite. Forcei a barra um pouco, e fui. Chegando lá, conversei um pouco com uma irmã, e ela me falou que é normal passar por ataques espirituais que nos tentam desanimar durante nossa jornada em Cristo; que é aí mesmo que temos que nos esforçar e buscar ao Senhor mais ainda. Na verdade, eu já sabia disto, mas é aquela coisa do ser humano: estava precisando ouvir de outra pessoa. Durante a oração no encontro desta noite, Deus me falou: "Você vai passar por algo que se você não se preparar, vai ser motivo de curar e não mais prevenir." Já notou que muitos ditados venham da Bíblia ou são relacionados á Deus? Pois existe o tal ditado: 'Melhor prevenir do que curar.' E é isto que Deus quer que eu faça: previna. Eu tive uma infância muito boa. Nada a reclamar. Claro que houveram as discórdias familiares e outras coisas típicas dentro de uma família e vida de criança, mas nada em comparação com outras histórias que eu já ouvi! Por isso, dou graças a Deus! Porém, o meu 'trauma' está a vir, se eu não me preparar e proteger. Sabe, um tempo atrás eu falava aos outros: "Eu já vi todo o tipo de falsidade; Ninguém mais me surpreende." Eu estava errada. Erradíssima. Estou sendo surpreendida por alguém tão perto; eu jamais esperava que esta pessoa fosse ser a pessoa que iria me surpreender! O Dudu (meu marido) um dia me disse algo que me ajuda muito, principalmente neste aspecto atual: "Não podemos odiar alguém por as coisas que ela faz, e sim odiar aquilo que está nela, fazendo com que ela faça o que faz." Por isso, sei que o machucado (que seria uma ferida se estivesse sendo machucada na minha infância ou até antes de eu me converter) não está me afetando, pois sei que há esperança e Deus está sobre tudo. Saí do encontro de ontem renovada. Acordei me sentindo outra pessoa.
Está na hora de levantar o queixo e parar de dizer a Deus o tamanho dos meus problemas, e sim aos meus problemas o tamanho do meu Deus!
Obrigada Senhor, por mais uma vez não desistir de mim e me fortalecer em Ti. ♥
O primeiro foi uma bênção, porém, eu tinha apenas umas semanas de vida nova, e hoje em dia, já me sinto mais madura para experimentar algo maior e melhor de Deus. Por isso, decidi fazer o meu 2o, e creio que meu último, Peniel.
Vai ser de 2a (hoje) até 6a feira, das 19:30 - 20:30, e Sábado será o dia todo, buscando a face do Senhor.
Estou tão animada de quando eu ficava quando era criança e sabia que estava indo para um parque de diversões! :)
A noite, ou amanhã eu estarei compartilhando minhas experiências desta noite a vir.
Já havia me chamado a atenção de que é frequentemente pregado que "Deus nunca te abandona". Isto é uma convicção bem atraente, porém, irreal. Antes de eu ter a confirmação através da Bíblia, eu já não achava muito 'a cara' de Deus esta história de 'jamais abandonar'. Ao ler a Bíblia, eu já havia encontrado várias vezes algo parecido com o versículo aqui em baixo:
E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. (2Crônicas 15:2)
Aqui, é mais do que claro que: se não buscarmos o Senhor, Ele também não vai ficar conosco. Infelizmente, vejo muitas pessoas andando no pecado, vivendo pela a misericórdia de Deus, e nos momentos de dificuldade, dizendo: 'Deus está comigo!'. Não está! É verdade que Deus jamais vai te deixar e nunca mais voltar, e que Sua misericórdia é renovada a cada dia; porém se você viver no pecado, Ele não vai estar com você.
Um versículo que também me chamou a atenção, foi do mesmo capítulo:
Mas quando na sua angústia voltaram para o Senhor Deus de Israel, e o buscaram, o acharam. (2Crônicas 15:4)
Deus sempre nos ouvirá quando o buscamos na angústia. Também falta muito disto em nós hoje em dia; a 'angústia'. O que é 'angústia'? - Ansiedade física acompanhada de opressão dolorosa. - Inquietude profunda que oprime o coração. Quando foi a última vez que você sentiu aquele aperto no coração que chega a doer literalmente, e você precisa orar? Se faz tempo, está na hora de abrir seu coração mais a Deus. Muitos pensam que só podemos sentir dor ou chorar por nossos problemas. Você já chegou a sentir esta dor no peito por outra pessoa? Talvez por alguém que nem é tão próximo de você? Ou até por uma nação? Eu já. Lembro a última vez em que mais senti uma dor profunda no coração e chorava, era ao assistir o jornal onde mostrava imagens do último Tsunami que teve na China. Eu chorava não porque as pessoas estavam morrendo fisicamente, mas sim porque muitos estavam morrendo já com as espíritos mortos. E também porque a morte de muitos provavelmente iria causar a morte de espíritos de muitos outros, como parentes, amigos, ou simplesmente pessoas que vejam este acontecimento como uma tragédia e uma 'inexistência de Deus'. Isso é triste. Também é triste saber que tem quase o dobro da população do Brasil inteiro (quase 400 bilhões) de seres humanos na China que nunca ouviram o nome de Jesus ou sequer Sua existência! Deus nos mostra em outro versículo como a angústia é necessária para reconquistar Sua presença:
Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de Ti, pois Teu nome está nesta casa, e clamaremos a Ti na nossa angústia, e Tu nos ouvirás e livrarás. (2Crônicas 20:9)
O Senhor continuou falando comigo nestes capítulos de 2Crônicas, e me reconfirmou que não adianta dedicar parte do nosso coração ao Senhor.
Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. (2Crônicas 16:9)
Ele não quer 99%. Ele quer 100% ++. Ele quer nosso todo e ainda um pouco mais, pois é este 'pouco mais' que nós demonstramos o quanto nós realmente queremos Ele em nossas vidas.
Quando realmente amamos algo ou quando realmente acreditamos que algo é bom para nós e para todos, conseguimos convencer praticamente qualquer um, não é? O que mais tem, é 'crente' falando que 'não sabe' evangelizar. O que é 'evangelizar'? Evangelizar, é 'trazer as boas novas'. Agora, pense comigo: vamos supor que o pão aumente de 1 euro para 5 euros; muitos certamente irão comer menos pão. Mas se um dia, você descobre que na esquina tá vendendo pão por 50 centavos? Você não vai contar para todos? Isto também não seria 'trazer boa notícias'? Para isto, você precisaria seguir um curso de 'como contar aos outros que o pão está barato'? Não. Então, porque aprender a contar o quanto Jesus é bom na sua vida e será para a do próximo?? Deveríamos fazer igual os oficiais de Josafá fizeram:
Eles percorreram todas as cidades do reino de Judá, levando consigo o Livro da Lei do Senhor e ensinando o povo. (2Crônicas 17:9)
(E se o pão fosse mais barato a 20km de distância, você convenceria os outros com a mesma facilidade!)
Na verdade tem muito mais para contar do que Deus falou comigo hoje ao ler este livro maravilhoso, mas já que vamos ler estes capítulos durante a oração no Skype durante esta semana, eu vou esperar, pois sinto que Deus tem algo a mais para me revelar antes que eu prossiga com meus pensamentos. Conversar com Deus é bom demais. É aquele papo que eu as vezes fico com receio de começar e o horário não deixar eu terminar! Um tempo atrás eu estava até tendo um probleminha: eu orei tanto mas tanto que Deus falasse comigo o dia todo, que Ele ouviu minhas orações, e as cumpriu. Ele falou comigo literalmente o dia todo. Claro que foi maravilhoso, porém, eu precisava trabalhar, e não estava conseguindo. Eu estava numa sede de ler a Bíblia, estudar, orar e buscar a face de Deus! Daí, eu lembrei algo que o pastor Jorge nos falou um tempo atrás: "Quando pedirmos algo para Deus, temos que ser detalhistas." Então pedi que sempre falasse comigo, mas considerando minhas obrigações de trabalho e outras coisas relacionadas. Funcionou. :) Neste momento o Raphinha está com o pai dele em Hilversum e o Dudu está tirando um cochilo, e eu aqui, sozinha com Deus, numa conversa que eu espero não ter que acabar daqui a pouco!
Oro para que você tenha o mesmo do que eu. Como já disse, e volto a dizer: não existe coisa melhor do que estar com Deus, e claro, Ele com você.
Que Deus te abençoe, agora, e sempre.
ps. preciso escrever este 'ps.'! Eu acabei de colocar o ponto (.) atrás da última frase deste post, e meu celular tocou. Adivinha quem era? O pai do Raphinha falando que estará devolvendo o Raphinha daqui a meia hora. Quer dizer, vai ser o tempo de eu fazer o 'retoque' no texto e publicar. Deus fez o 'timing' perfeito. Como tudo que Ele faz e é: Perfeito.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
Hoje foi novamente uma maravilha no VP com os irmãos!
Formamos grupos e refletimos sobre o texto de Efésios 4:1-6:
Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Foram feitas as perguntas: 1) Como que nós cristãos deveríamos caminhar? 2) O que deveríamos levar/carregar conosco durante a nossa caminhada?
Vamos analisar?
1) Qual é o nosso caminho? Por onde caminhamos? Temos que saber isto para saber como caminhar.
Ou melhor, quem é o caminho?
Jesus é o caminho (João 14:6).
Já respondemos facilmente a pergunta 'como deveríamos caminhar?':
Deveríamos caminhar como representantes do Reino de Deus. O primeiro versículo de Efésios 4 confirma:
"...andeis como é digno da vocação com que fostes chamados..."
vocação → uma inclinação para um estado, uma profissão, religião, etc.
Para que vocação nós fomos chamados por Deus? Para o cristianismo.
cristianismo→ seguir os passos de Jesus.
Simples.
2) Agora, como vamos seguir Jesus? Claro que é fácil nós nos chamarmos de 'cristãos' porque nós não roubamos, matamos, mentimos, etc. Porém, conheço muita gente que não faz nada disso, e nem sabe quem é Jesus. Então desculpa lhe informar, mas 'ser honesto' não é 'ser cristão'. O versículo 2 e 3 de Efésios 4 responde:
humildade → se rebaixar voluntariamente pelo o sentimento de respeito ao Senhor Deus; reconhecer o senhoril de Deus.
mansidão→ pacífico de índole; domesticado; tranquilo. Isto não quer dizer somente falar num tom baixo, e sim com palavras suaves, pois alguém pode falar pouco e baixo, mas o pouco que fala pode ser uma facada.
longanimidade → paciência para suportar as ofensas dos outros ou até as suas próprias
suportar com amor → não adianta suportar porque tem que, mas precisa ser com amor, do coração, honesto, verdadeiro.
unidade → nos versículos a cima, se vê 7 vezes a palavra 'um' ou 'uma'. Isto demonstra algo que é único. A unidade não é apenas espiritualmente, mas também na área materialista; igual a igreja primitiva vivia: "todos compartilhavam tudo".
paz → harmonia, concórdia, sossego, tranquilidade, calma, repouso. Quando colocamos como foco a união da paz (veja em baixo o significado de união!), conseguiremos guardar a unidade do Espírito.
união → parece o mesmo que 'unidade' em cima, mas não é totalmente. A união é a confirmação de esforços e pensamentos. Quando todos (4 vezes no versículo 6!) unem suas metas/causas, automaticamente teremos uma união; seremos uma unidade; um corpo.
Então, o que temos que fazer? Temos que nos esforçar para conservar o vínculo entre os irmãos.
Como? Eliminando a barreira entre nós e os outros.
Que barreira é essa? Aquela barreira que não te deixa chegar perto do irmão, ou que não deixa o irmão chegar perto de você!
Como vamos fazer isso? Usando o evangelho. Se o irmão já conhece Jesus, pergunte como ele se converteu (exemplo). Se ele não conhece o Senhor ainda, conte algo da sua vida; pode revelar semelhanças entre vocês! Podemos somente demonstrar o evangelho, quem é Jesus, simplesmente pelos nossos atos. E não podemos escandalizar; temos que colocar limites na hora certa da forma certa:
Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado. (2Coríntios 6:3)
O que isto mudou na minha vida? Bem, foi nitidamente Deus falando comigo, pois os últimos dias eu tenho sentido o Espírito de Deus me mandando ser mais mansa, mais humilde, mais amável, etc. E eu sempre, para variar, achando que não. Que estava 'viajando' e que estava tudo 'tranquilo'. Pela a misericórdia e amor de Deus, Ele não desiste dos mais cabeçudos como eu. O que vou fazer agora? Bem, como eu me inscrevi para o meu 2o Peniel que vai ser de 2a 28/11/2011 até Sábado 03/12/2011, eu decidi iniciar um jejum a partir de agora. Eu quero me encher, na verdade, eu quero me transbordar do Espírito Santo e me esvaziar completamente de mim. Vou então fazer um jejum das coisas que eu mais gosto. Mas desta vez, nada radical, para eu conseguir aguentar estes 16 dias. Vou deixar de: - comer 'gostosuras', principalmente quando não estou com fome (= gula) - jogar joguinhos no Facebook ou Orkut ou qualquer coisa relacionada a isso (= perda de tempo!! Tempo que eu posso estar orando, lendo, meditando, seja o que for!) - dieta para emagrecer (= vaidade total; preciso fazer dieta para a saúde e não para o meu físico!) - devem ter mais, mas durante estes 16 dias eu vou reparando e adicionando na lista! E pode deixar, vou estar escrevendo o máximo possível das minhas experiências!
Espero poder te animar e/ou motivar para fazer o mesmo. Pois não há nada melhor do que estar cheia do Espírito de Deus!
Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei. Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti e nem depois de ti haverá. (2Crônicas 1:11-12)
Nestes versículos, Deus nos confirma mais uma vez que quando estamos em perfeita união com Ele, nós iremos ter também os mesmo desejos do que Ele.
Salomão pediu sabedoria e conhecimento. E não para a sua glória, me sim para governar o povo de Deus, sobre qual Deus o fez rei.
Já escrevi neste blog muitas vezes sobre Lucas 12:31, onde Deus nos faz claro que se buscarmos antes o reino dEle, todas estas coisas nos serão acrescentadas.
Com Salomão, Deus não somente acrescentou o básico (roupas, comida), mas também lhe deu riquezas, bens e honra. Isto foi lhe fornecido, não para seu prazer somente, mas para Salomão ter maior sucesso ainda em governar o povo de Deus.
Ontem mesmo falamos durante o culto sobre isto. Falamos que tantas vezes estamos nos preocupando com nossas coisas, em quanto ao seu lado tem alguém se pensando em suicídio, ou seu vizinho está em alta depressão, esperando ouvir uma palavra sua vinda de Deus, qual possa salvar não somente uma vida, mas também uma alma.
Hoje vai fazer frio. Animo vocês, como eu também estou me animando, de não pensar em 'como vai ser frio e ruim sair de casa', e sim pensar que 'tem uma alma me esperando'! Vamos abençoar este país onde Deus nos colocou. Os Holandeses precisam de nós; mais do que nós precisamos deles.
Levantemos nossos queixos e colocamos um sorriso de um verdadeiro cristão nos lábios, e andemos com fé, sabendo que Deus vai nos usar quando quisermos!
Qual é a maior herança que podemos deixar para nossos filhos? Uma casa? Um carrão? Dinheiro? Não. O bom exemplo. Deus me enviou uma confirmação sobre isto ontem, enquanto eu lia a palavra no metro indo ao trabalho:
Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o Senhor deve ser magnífica em excelência, de renome e glória em todas as terras; eu, pois, agora lhe farei os preparativos. Assim fez Davi grandes preparativos antes da sua morte. (1 Crônicas 22:5)
Quando colocamos filhos neste mundo, criamos eles para serem filhos e servos de Deus, correto? Eu pelo menos sim. Eu quero que o Raphinha cressa para ser um servo fiel do Senhor. Para isto, eu preciso deixar tudo preparado para ele, antes da minha morte. Igual Davi fez para Salomão.
O Senhor me abençoou com outra palavra ontem, no mesmo capítulo. Algo que na verdade já escrevi sobre, pois é confirmado em várias partes da Bíblia.
Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o Senhor mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor. (1 Crônicas 22:13)
O que Deus promete aqui? Prosperidade. Como? SE: - tivermos cuidado de cumprir (= obedecer) os estatutos (= leis) e os juízos (= aquilo que agrada; de bom senso; sensato), que o Senhor mandou a Moisés acerca de Israel. Porém, temos que nos esforçar, ter bom ânimo (= disposição de espírito), não podemos temer (= ter medo), nem ter pavor. Pois se lutarmos para o Senhor, a vitória já está garantida.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6:17)
Sexta passada foi o 5o e último dia do seminário "A Armadura de Deus". O pastor Jorge foi quem encerrou este seminário com a chave de ouro, nos trazendo a palavra abençoada sobre a espada do Espírito, que é a palavra do Senhor. Como sempre, ele nos chamou a atenção de uns pontos altamente interessantes sobre esta arma:
É A ÚNICA ARMA DE ATAQUE
Todas as outras armas da Armadura, são de defesa.
A espada do guerreiro Romano era curta, então era somente usada em último caso; sendo, quando o inimigo já estava perto demais. Por isso, era necessário que o soldado Romano tivesse alta habilidade e rapidez ao usá-la. Isto serve para nós também.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Timóteo 2:15)
Quando o Inimigo se aproxima demais, temos que saber manejar a palavra do Senhor correta (= habilidade) e com rapidez, pois se não soubermos, pode ser tarde demais. Porém, não adianta somente conhecermos a palavra, temos que praticá-la; temos que ser obreiros aprovados por Deus.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. (Gálatas 5:17)
Este versículo nos faz claro novamente que a nossa batalha é contra a nossa carne; nossos desejos pessoais; contra o diabo, que é quem alimenta nossa carne.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (1Pedro 5:8)
Temos que vigiar constantemente! Já viu um leão se preparando para atacar? O leão vai focar no mais fraco do bando. A mesma coisa é conosco. Se ficarmos fracos (= não ler e praticar a palavra), vamos ser vencidos.
A ESPADA SERVE PARA O PRÓPRIO SOLDADO
A espada Romana tinha dois gumes. Ela também servia para que o soldado Romano removesse do seu corpo a ferida ou objeto lançado pelo o seu oponente, assim podendo continuar a batalha.
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)
A palavra do Senhor serve para remover as feridas em nossa alma, quais o Inimigo nos causou durante nossa vida, para podermos continuar a nossa batalha espiritual.
Nos 4 trechos da palavra do Senhor a seguir, vemos como usar a espada (= a palavra de Deus):
Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade. E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis. (Salmos 45:3-4)
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. (Apocalipse 1:16)
Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos. (Salmos 149:6)
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. (2Coríntios 3:3)
Ao nosso lado → já preparada para a batalha. E temos que cavalgar por causa de Deus (= verdade, mansidão e justiça)
Na nossa boca → temos que ter um falar de Deus. Nossas palavras devem entrar em concordância com as de Deus.
Na nossa mão → temos que segurar ela firme.
No nosso coração → temos que praticá-la; vivê-la.
Muitas vezes nos sentimos cansados, sem forças próprias para levantar e continuar o combate. Já estamos quase desistindo; quase sendo vencidos. Não é verdade? É nesta hora que a palavra do Senhor, a espada do Espírito, vem em ação. Aqui em baixo, eu adicionei a parte do filme do "O Peregrino" que eu mencionei no meu post do 3o dia. Assista e repare o que salva o peregrino, quando ele já está quase sendo vencido:
Reparou? O peregrino já não aguentava mais. Havia perdido o capacete (da salvação) e o escudo (da fé) estava enfraquecido. Mas ele pegou a espada (do Espírito) e finalizou o seu oponente.
E é assim irmãos e irmãs. Quanto mais lutamos, maior vai ficar a nossa batalha. Mas temos que lembrar, que temos tudo para vencer, porém, se não cuidarmos bem da nossa Armadura, ela será inútil. Por isso, temos que nos manter firmes na oração, que é a intimidade com o Espírito de Deus. Repare as palavras chave do versículo em baixo:
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santo. (Efésios 6:18)
4x 'todo' (o tempo, oração, perseverança e súplica) → um pouco ou uma parte não serve; tem que ser tudo.
3x 'oração' → a intimidade com o Espírito
Em outras palavras: Se dermos tudo que temos; toda nossa súplica; orarmos, vigiarmos e perseverarmos.
Aí venceremos. Para a glória do nosso Senhor. Amém.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6:17)
Ontem foi o 4o dia do seminário "A Armadura de Deus". Quem nos trouxe a palavra foi a Gisele. Antes dela falar sobre o capacete em si, ela compartilhou algo que Deus queria nos falar: Numa guerra, os guerreiros lutam por uma causa; todos têm um foco; uma meta. Nós, como guerreiros de Deus, temos geralmente um foco diferente. Vestimos muitas vezes as armadura própria, e não a Armadura de Deus. Assim, lutando por causas próprias, e não a causas de Deus.
Qual é a sua causa? Uma casa? Saúde? Um carro? Finanças? Felicidade? Filhos? Família? Casamento? Abrir uma empresa?
Qual é a causa de Deus? Será que Ele quer que nós batalhamos por essas coisas? Veja o que Ele nos diz a respeito:
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Lucas 12:29-31)
Temos que apenas buscar o reino de Deus, e o resto será acrescentado. Certo? Porém, os versículos a cima dizem também que as nações do mundo buscam todas essas coisas. Então como que essas coisas serão acrescentadas ás nações que nem conhecem a Deus?? Em quanto vários morrem e vão para o inferno, nós estamos aqui, preocupados se vamos ou não vamos comprar aquele carro; se vamos ou não vamos gostar de alguém; se vamos ou não vamos abrir uma empresa. Temos que nos preocupar com a salvação! Nos preocupar o que Deus fala de nós, e não os humanos! O Senhor foi tão claro conosco sobre isto:
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:15-16)
Irmãos, Irmãs, está na hora de acordarmos para a causa verdadeira para que estamos lutando como Cristãos!
E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. (Romanos 13:11-13)
Lembra de quando Davi enfrentou Golias? Lembra da descrição de Golias (1Samuel 17:4-7)? Ele era de grande estatura e estava bem armado e preparado fisicamente para a batalha. Saul vestiu Davi com a armadura, mas Davi tirou tudo, pois não estava acostumado com ela (1Samuel 17:38-39). Davi, mesmo sendo um homem pequeno (1Samuel 17:42), foi enfrentar Golias, pois Davi estava armado com a Armadura de Deus. Davi enfrentou Golias em nome do Senhor (1Samuel 17:45). E venceu. Temos que fazer igual a Davi; tirar nossa armadura humana (= vontade próprias; desejos enganosos), e nos revestir da Armadura de Deus (= vontade de Deus: salvação do mundo).
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4:22-24)
O que o diabo mais quer, é te fazer desacreditar. Se nossas mentes não estiverem protegidas, nossa salvação será perdida. A importância de uma meta em nossa vida: A meta/causa de um Cristão é a salvação, não é? Qual é a meta de um maratonista? A linha do final, correto? Imagina se o maratonista não tivesse esta linha. O que aconteceria? Ela se cansaria. O mesmo acontece conosco quando colocamos como meta algo próprio. Existem dois riscos que tomamos quando fazemos isso:
ao conseguir alcançar a meta, nós paramos de correr.
ao não conseguir alcançar a meta, nós paramos de correr.
De qualquer forma iremos parar de correr. Iremos perder a batalha. Seremos vencidos.
Eu disse ao Senhor: Tu és o meu Deus; ouve a voz das minhas súplicas, ó Senhor. O Deus o Senhor, fortaleza da minha salvação, Tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha. (Salmos 140:6-7)
Por isso irmãos e irmãs, animo vocês a responderem agora mesmo a pergunta que fiz no início deste post: - Para que causa você está lutando? - Para que você segue o Senhor? Para fugir do inferno, ou porque você o ama? Pense sobre isto. Reflita. Se você orava pelo o seu casamento, ou as suas finanças, ou qualquer outra causa própria, pare agora mesmo, e comece a orar pela a sua salvação e em consequência, a salvação dos demais.
Lute pela a causa de Deus, e deixe Ele lutar pela a sua. Faça o possível, e deixe Deus fazer o impossível em sua vida.
Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. (Lucas 18:27)
Versículos como referência ao assunto de mudar nossa meta para a salvação:
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. (1Coríntios 1:18)
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas. (2Coríntios 10:4)
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:14)
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo. (1Tessalonicenses 5:8-9)
Selai os cavalos e montai, cavaleiros, e apresentai-vos com elmos; limpai as lanças, vesti-vos de couraças. (Jeremias 46:4)
Para concluir, eu inclui o vídeo de uma música que cantamos como louvor ao Senhor antes da Gisele nos trazer a palavra. Em baixo do vídeo eu coloquei a letra para você cantar junto e profetizar esta palavra para a sua vida.
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Efésios 6:16)
Ontem recebemos a palavra da irmã Mara sobre o escudo da fé. Ela fez o necessário: fortaleceu nossa fé, reafirmando o poder do nosso Deus, e que Ele sempre venceu todas as batalhas. Antes da Mara trazer a palavra, assistimos um trexo do filme "O Peregrino", de quando ele se veste com a armadura e enfrenta o Maligno: clique aqui para ver esta parte do filme (5 minutos de duração). No filme, repara-se como uma guerra espiritual acontece e como vencemos: - o peregrino se veste com a Armadura de Deus e vai enfrentar o poderoso demônio Napoleão. Temos que entrar na batalha já vestidos por completo com a Armadura de Deus, sem faltar um utensílio. Pois o que adianta ter uma espada se não sabe manejá-la? - o Napoleão ataca o peregrino com palavras, tentando convence-lo de sair do caminho do Senhor, mas o peregrino não foi influenciado. O Maligno sempre vai tentar atacar nossa mente, tentando nos convencer de sairmos do caminho do Senhor. - o Napoleão atacou o peregrino com chamas de fogo, e mesmo o peregrino se protegendo com o escudo, ele caiu e perdeu o capacete. Quando não damos ouvidos para o Maligno, ele nos ataca com situações, para enfraquecer nossa fé (escudo da fé) e fazer-nos cair, assim, perdendo nosso capacete da salvação. - o Napoleão atacou com palavras novamente. No momento que caímos e perdemos nosso capacete da salvação, o Maligno tem maior acessibilidade de atacar nossa mente. - o peregrino faz o contra ataque com o evangelho e isto enfurece o Napoleão! Temos que estar preparados com o evangelho da paz para usarmos a Palavra do Senhor contra todas as ciladas do Maligno. - o Napoleão ataca mais ainda com chamas de fogo, com qual o peregrino cai novamente, assim perdendo suas forças por completo, pois estava sem o capacete. O Maligno fica furioso quando ele não nos consegue derrubar e ainda nos protegemos com o evangelho da paz, e nos ataca mais ainda para perdermos nossas forças e nossa fé (escudo da fé) ser enfraquecida mais ainda. - o peregrino já quase sendo morto pelo o Napoleão, é fortalecido e pega sua espada, matando o Maligno. Muitas vezes, nos sentimos já quase mortos e sem forças próprias. É nesta hora que o Espírito de Deus vem e nos levanta para finalizarmos a batalha com a espada do Espírito, e sairmos como vencedores!
Israel, confia no Senhor; Ele é o seu auxílio e o seu escudo. (Salmos 115:9,11)
Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. (Provérbios 30:5)
O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. (2 Samuel 22:31, Salmos 18:30)
Agora, se formos pensar na utilidade do escudo para um guerreiro Romano da época: ele precisava usá-lo com fé; tendo certeza que o escudo era sua proteção!
O escudo dele era vestido de couro e encharcado com água para apagar as setas de fogo dos inimigos quais o atacavam. O nosso escudo tem que ser encharcado de fé para apagar as setas inflamadas do Maligno.
Temos que olhar para o Maligno da mesma forma que Davi olhou para o gigante: ele viu um gigante, mas viu um Deus maior do que todos!
Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses. (Salmos 135:5)
Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador, da violência me salvas. (2 Samuel 22:3, Salmos 18:2)